Braga e ministro da Infraestrutura anunciam socorro ao setor de aviação do AM

Ações emergenciais incluem a disposição de aeronaves para voos no interior, além de obras de urgência nos aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé – os que apresentam as piores condições para pousos e decolagens

Brasília – O senador Eduardo Braga (MDB) e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciaram, na noite desta terça-feira (3), ações emergenciais para socorrer o setor de aviação no Amazonas. Elas incluem a disposição de aeronaves para voos no interior, além de obras de urgência nos aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé – os que apresentam as piores condições para pousos e decolagens.

“O apagão aéreo envolve nove municípios amazonenses. Eu não poderia deixar de estar com o ministro para encontrarmos uma solução”, disse o senador em vídeo veiculado nas suas redes sociais. “Estamos inspecionando aeronaves (ATR 42) para operarem imediatamente, além de uma aeronave ATR 72. Essa vai atuar nos aeroportos com melhores condições. Vamos operar, praticamente, em todos os aeroportos do estado”, completou o ministro.

O senador Eduardo Braga e o ministro Tarcísio de Freitas anunciaram ações emergenciais para a aviação no Estado (Foto: Divulgação/Ascom)

Segundo Tarcísio de Freitas, a pasta tocará diversas obras em aeroportos do interior amazonense no primeiro semestre de 2020. O primeiro a sofrer intervenções, já em fevereiro, será o de Coari. “Com isso, vamos criar a infraestrutura necessária para haver mais concorrência na região”, disse o ministro da Infraestrutura.

Na ocasião, o senador fez um apelo ao governo do Estado para liberar as licenças necessárias às obras nos aeroportos de Itacoatiara, Maués e Fonte Boa. “Para que haja um convênio com o Ministério da Infraestrutura e as obras sejam aceleradas”, explicou Eduardo. “Esperamos vencer os obstáculos que dificultam a aviação regional. O custo da passagem no interior do Amazonas é uma vergonha nacional. Não é fácil, mas a vontade política do ministro nos anima”, acrescentou.

BR-319

No mesmo registro, o parlamentar agradeceu os primeiros avanços nas obras de pavimentação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). “Tive a oportunidade de sobrevoar os 100 primeiros quilômetros da rodovia e vi que lá estão sendo feitas obras de qualidade. Quero cumprimentá-lo por isso”, declarou.

Anúncio