Manaus – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), vai inaugurar o arquivo central e o novo almoxarifado da Casa, na próxima segunda-feira (10), às 10h.
As duas novas aquisições são consideradas um legado para a história da CMM. O almoxarifado vai facilitar os trâmites administrativos, enquanto o arquivo central vai resgatar e valorizar a história do parlamento, com a recuperação de arquivos legislativos e administrativos, onde muitos deles encontram-se abandonados em um galpão na zona oeste da cidade.
Arquivo Central
Moderno e com todo aparato para preservação de documentos rebuscados desde a década de 1910, como leis e pronunciamentos, o arquivo central legislativo e administrativo conta com um ambiente refrigerado e com prateleiras deslizantes, feitos em chapa de aço antiferruginoso que vai evitar a perda do material. O novo arquivo está localizado no térreo do prédio da CMM.
“Foram mais de 3,5 mil caixas de arquivos com milhares de dezenas de documentos recuperados que continham toda a história deste parlamento. Não poderíamos deixar que toda essa rica e bela história continuasse jogada em um galpão abandonado. E lá estavam os pronunciamentos de ilustres políticos que passaram por esta Casa, como de Jefferson Peres e Fábio Lucena, se perdendo por causa das traças e ações do tempo”, destacou Wilker Barreto.
Em meio ao acervo histórico, que também foi digitalizado, e que conta a história da evolução do parlamento municipal, o arquivo possui um espaço para os documentos administrativos. De acordo com a diretora legislativa, Evelina Câmara, a ideia é facilitar a busca e dar celeridade nos trâmites administrativos.
“Está sendo organizado para ficar mais fácil localizar os documentos. Muitas vezes precisamos do arquivo físico. Uma lei é um documento histórico. Estamos organizando, mas também teremos a versão digital. Com o novo arquivo, vamos ter acesso a todo e qualquer documento, seja administrativo ou legislativo. Para a Câmara Municipal e a população é um grande avanço”, comemorou.
Com 30 anos de trabalhos na Câmara, a técnica legislativa Cíntia Maia comemora o novo momento vivido com a preservação dos documentos históricos. “Temos livros, Atas, desde 1916 até agora. São livros que contam as primeiras reuniões políticas da cidade de Manaus. É tão importante o arquivo que se muitos deles forem manuseados de forma equivocada podem se desfazer”, disse Cíntia.
Almoxarifado
Com armazenamento adequado de todos os produtos e material de expediente usados na Casa, o almoxarifado do parlamento municipal também recebeu melhorias.
De acordo com o diretor de recursos humanos, Silvio Romano, o novo almoxarifado, que recebeu arquivos deslizantes, vai resultar em eficácia e eficiência. “O novo almoxarifado ganhou os arquivos deslizantes para ter um melhor acondicionamento dos materiais. Tudo isso vai trazer mais controle, eficácia e eficiência para a administração”, garantiu.