Câmara Municipal de Manaus ‘imortaliza’ ex-vereador Paulo Nasser

Criação da Medalha do Mérito Legislativo ‘Paulo Nasser’ foi aprovada por unanimidade e promulgada nesta segunda-feira (17)

Manaus – O ex-vereador e médico urologista Paulo Nasser foi ‘imortalizado’ na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a criação da Medalha do Mérito Legislativo ‘Paulo Nasser’, por meio do Projeto de Resolução 008/2019. A iniciativa, do presidente da CMM, Joelson Silva (PSDB), e do vereador Isaac Tayah (PDC) foi aprovada por unanimidade e promulgada nesta segunda-feira (17), no plenário Adriano Jorge da casa legislativa.

Paulo Nasser entrou na política em 2000 (Foto: Divulgação)

A criação da medalha acrescenta o inciso sexto ao artigo 173 do regimento interno da Câmara, estabelecendo que a ‘Medalha do Mérito Legislativo Paulo Nasser’ será entregue em cerimônia anual, na primeira semana de outubro, em comemoração ao Dia do Vereador, celebrado em 1º de outubro, podendo, cada parlamentar, indicar até no máximo dois nomes de ex-vereadores para receber a outorga.

“O importante é que fica aqui um reconhecimento a ex-vereadores que contribuíram e discutiram leis para melhorar a cidade de Manaus. A história de Paulo Nasser está relacionada a um precursor da saúde do homem na Câmara Municipal, quando travou grandes debates sobre o assunto, que hoje é tema de discussão e reflexão.
Vai ficar preservada na memória desta casa para as próximas gerações. Quem não reconhece o seu passado, não pode projetar o seu futuro”, destacou Joelson Silva.

Vida pública

Paulo Nasser entrou na política em 2000, quando foi eleito vereador pelo PSC para a Legislatura de 2001/2004. Nesse período, teve a oportunidade de assumir a presidência da Comissão Especial do Plano Diretor da Cidade de Manaus, um marco importante para o futuro da cidade. Foi ainda primeiro vice-presidente da CMM e, em 2004, tornou-se presidente da casa, substituindo o vereador Luiz Alberto Carijó, que, no dia 27 de março daquele ano, fora eleito, de forma indireta, prefeito de Manaus.

Reeleito vereador em 2004, Nasser assumiu a segunda vice-presidência no ano seguinte, na 14ª Legislatura. Em 2008, foi reeleito, ocupando, na 15ª Legislatura, a primeira vice-presidência, a secretaria-geral e, novamente, a presidência da Comissão Especial do Plano Diretor da Cidade de Manaus.

Em 2012, candidatou-se a vice-prefeito de Manaus. Durante o período como vereador, Paulo Nasser usou seus mandatos em defesa da melhoria da qualidade de vida do ser humano, especificamente na área da saúde, do emprego e do esporte. Esteve ainda atento ao desempenho das atividades produtivas, que permitem as condições de sustentação e de sobrevivência da pessoa humana.

Mais homenagem

Em agosto de 2013, ele foi homenageado pela Câmara com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense durante os mandatos que exerceu.

Em 10 de novembro de 2015 recebeu o título de Cidadão do Amazonas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em sessão especial, honraria concedida a pessoas que não são naturais do Amazonas, mas que prestaram relevantes serviços ao Estado.

“Para quem conheceu Paulo Nasser: ele era um médico simples, que atuou como um grande vereador nesta casa”, ressaltou Isaac Tayah.

Coordenador

Nasser nasceu em Rondônia (RO), mas escolheu o Amazonas para viver, onde se formou médico e ocupou cargos públicos. Também foi diretor do Pronto-Socorro Municipal de Manaus, em 1986, e coordenou a equipe de medicina do Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado do Amazonas (Ipasea), em 1987.

Paulo Nasser morreu em 2018, aos 71 anos.