Manaus – Unidos no projeto de resgatar Manaus e fazer uma gestão voltada ao povo manauara, a candidatura do Capitão Alberto Neto (PL) e Professora Maria do Carmo (Novo) têm tido uma grande adesão da classe política. Depois do deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), ambos ex-candidatos à Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (10), um novo anúncio em apoio à chapa Ordem e Progresso.

(Foto: Graziela Pinheiro – GDC)
Durante coletiva de imprensa o capital Albeto Neto e sua vice, Maria do Carmo, receberam o apoio do deputado estadual Rozenha, do vereador eleito Paulo Tyrone e, do vereador reeleito Ivo Neto, todos do Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Capitão Alberto aproveitou o apoio dos parlamentares para pontuar as polêmicas que envolveram o prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Esse tempo de humilhação, de arrogância, de prepotência acabou. Sevidores, professores, eu sei o quanto vocês estão sofrendo na mão desse prefeito. Até os recursos do fundeb, ele utilizou para fazer cruzeta com a sua família. Isso deixa mega revotado, até os bons resultados são méritos dos professores. Eu recebi tanta informação”. Tem professores que tiram dinheiro do bolso pra poder pagar um material diferenciado para ajudar. Porque eles acreditam na educação”, falou capitão Alberto Neto sobre a gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante).
A candidata a vice- prefeita de Manaus, Maria do Carmo, aproveitou para falar sobre o debate que enfrentou nesta quarta-feira (9) com o candidato a vice de David Almeida, Renato Júnior.
“Pessoa baixa e vulgar. Eu não tinha visto, fui ver a cena só depois, lamentável. Na verdade ele tá seguindo os passos do mestre. O mestre dele quem costuma fazer isso com as pessoas, com aquela cara de deboche, sempre arrogante. E fez isso também durante as falas do capitão. A gente vê neles pessoas que se acham acima de tudo. Tanto que falam o tempo todo mentiras como se fosse verdade. Isso é uma distorção absurda e lamentável, onde demonstra despreparo para uma função que ele pretende. Uma cara ridícula, misógina mesmo”
Maria do Carmo aproveitou o momento para falar sobre algumas propostas de gestão para a capital amazonense, como por exemplo, vacinação nas escolas.
Rozenha completou dizendo que campanhas nas escolas são importantes para manter a saúde das crianças e adolescente, como a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) que é forma mais eficaz de prevenir a infecção persistentes e lesões pré-cancerosas causadas por até nove tipos de HPV.
“Na gestão anterior se tinha obrigação no ato da matrículas que as meninas apresentassem comprovação da vacinação da HPV. Essa gestão tirou essa obrigação. Nós precisamos voltar isso, apertar o cerco. HPV e o câncer de colo interino tem que ser atacado de vez. Não é justo mais trezentas mulheres morrerem por algo que não existe mais no Brasil. Só no Amazonas, em Manaus que acontece isso. Não é cabível. Capitão Alberto Neto vai resolver isso”, disse Rozenha.
O vereador Ivo Neto (PMB) que foi eleito com 8.437, no último domingo (6) esclareceu que resolveu apoiar Alberto Neto e Maria do Carmo pelos projetos apresentados voltados para atender jovens em situação de risco e vulnerabilidade social e formá-los atletas.
“Meu mandato sempre foi dedicado às comunidades e eu tenho certeza que se o capitão sendo eleito, nós iremos ampliar o esporte na periferia da cidade de Manaus”, disse Ivo.
Paulo Tyrone (PMB) vereador eleito com 4.670 votos disse que o apoio ao candidato seria por conta do compromisso de capitão Alberto Neto na defesa das crianças autistas e dos pais e mães atípicos.
Manifestação
Após a coletiva, mototaxista fizeram uma breve manifestação e pediram apoio de Alberto Neto contrao Projeto de Lei 285 de David Almeida. A matéria trata dispõe sobre os serviços de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel, denominado Mototáxi, na cidade de Manaus.
“A gente tá pedindo apoio do capitão Alberto Neto contra essa lei. Ela vai tirar muito pai de família que precisa trabalhar, que ganhar seu pão de cada dia, através do aplicativo. Muitos não terão condições. Então, hoje foi feita uma lei pra justamente tirar muitos pais de família, vai prejudicar bastante. A lei não traz benefício nenhum pra categoria. A lei diminiu a quantidade de mototaxistas e muitos vão ficar sem trabalhar”, disse o mototaxista da cooperativa ‘Gênesis’. O condutor ainda convocou toda a categoria para votar em Alberto Neto.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou no dia 9 de setembro dois projetos de lei, do Poder Executivo Municipal, que implantam novas regulamentações para os serviços de mototáxi [PL nº 285/2024] e táxi [PL nº 286/2024] na capital. Depois de tramitar em regime de urgência e ser votado em discussão única na Casa Legislativa, as proposituras foram sançionadas por David Almeida.
As principais mudanças nas duas legislações se referem à concessão de autorização para o uso e circulação destes veículos [mototáxi e táxi] com passageiros. Os dois projeto de lei do Executivo foram elaborados para se adequarem à Emenda 115, da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), de 11 de dezembro de 2023, que estabelece, dentre outros dispositivos, a troca das regras de permissão para as de autorização dos mototaxistas e taxistas e da proporcionalidade de veículos, passando para uma moto e um táxi a cada 225 habitantes, segundo o aumento populacional da cidade.
Confira a PL: pl_285_2024_mensagem_028_2024_mototaxi