Com saída de Gleisi, Humberto Costa assume como presidente interino do PT

A decisão foi tomada na sede do PT, em Brasília, e o mandato de Costa será tampão, com previsão para durar até julho

Brasília –O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido, nesta sexta-feira (7), como o novo presidente em exercício do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão foi tomada na sede da sigla, em Brasília (DF), e o mandato de Costa será tampão, com previsão para durar até julho deste ano.

(Foto: Divulgação / Roberto Stuckert Filho)

O cargo foi assumido em razão do afastamento da presidente anterior do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), que agora ocupa o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) no governo Lula.

Na última semana, Gleisi Hoffmann foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o posto ministerial, sendo responsável pela articulação política do governo. Já na noite de quinta-feira (6/), a corrente majoritária do partido, “Construindo um Novo Brasil” (CNB), ratificou o apoio à candidatura de Humberto Costa à presidência da legenda.

Após ser eleito, Humberto Costa se manifestou sobre sua missão à frente do PT, destacando que o foco principal de sua gestão será preparar o partido para a convenção prevista para julho, quando deverão ser definidos os rumos e estratégias da sigla para os próximos desafios.

Costa enfatizou a importância de fortalecer a organização interna do PT e continuar o trabalho de articulação política iniciado por Gleisi Hoffmann.

A chegada de Humberto Costa ao cargo de presidente em exercício reflete a continuidade das ações políticas do PT, em um momento estratégico para o partido e o governo federal.