Comissões debatem falta de medicamentos para pessoas com diabetes

Segundo os deputados, pacientes denunciam que as secretarias de Saúde estaduais e municipais têm atrasado a entrega dos medicamentos

Brasília – As comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizam audiência pública conjunta nesta terça-feira (30) para discutir a falta de medicamentos para pessoas com diabetes mellitus.

O atraso na entrega de insulina é um dos problemas apontados pelos autores do requerimento. (Foto: Agência Câmara de Notícias)

Os deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Professora Dayane Pimentel (PSL-BA), que pediram o debate, lembram que o Ministério da Saúde é o responsável pela distribuição de insulinas e insumos para atendimento às pessoas com diabetes mellitus. Segundo os deputados, pacientes denunciam que as secretarias de Saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal têm atrasado a entrega dos medicamentos.

“Diversos exemplos demonstram isso, como o caso da filha de 10 anos da Geisica Gomes, que por falta do medicamento teve que aplicar insulina vencida. Ou o caso das secretarias do Distrito Federal, da Bahia e de outros estados que têm enfrentado grande burocracia na compra de remédios e de atraso do repasse do Ministério da Saúde”, observam os autores do requerimento.

Debatedores
Confirmaram presença no debate:
– o procurador da República em Campinas e coordenador do Grupo de Trabalho em Saúde da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Edilson Vitorelli Diniz Lima;
– o conselheiro nacional de Saúde, Luiz Carlos Medeiros de Paula;
– o representante da ADJ Diabetes Brasil Carlos Rotea Jr.; e
– a coordenadora da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Karla Melo.

Anúncio