Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado pela segunda vez

O senador retorna ao cargo após comandar a Casa entre 2019 e 2021

Brasília – O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1º), para presidir o Senado pelos próximos dois anos. Ele retorna ao cargo após comandar a Casa entre 2019 e 2021, período que incluiu o primeiro ano da pandemia de Covid-19.

(Foto:Marcos Oliveira/Agência Senado)

Para vencer a disputa, era necessário obter pelo menos 41 votos, maioria absoluta entre os parlamentares. Durante seu discurso no plenário, Alcolumbre reafirmou compromissos voltados ao fortalecimento do Senado e à defesa das prerrogativas parlamentares.

Entre suas prioridades, o senador destacou a necessidade de reverter manobras que favorecem a palavra final da Câmara dos Deputados, reestabelecer o processo legislativo das medidas provisórias e garantir o cumprimento de acordos relacionados às emendas parlamentares.

Ele também abordou o impasse sobre as emendas ao orçamento e defendeu o equilíbrio entre os Poderes. “É essencial respeitar as decisões judiciais e o papel do Judiciário, mas também garantir que este Parlamento exerça seu dever constitucional de legislar e representar o povo brasileiro”, afirmou.