De licença médica, governador de Sergipe é criticado por ir à final da Libertadores

Fábio Mitidieri (PSD) alega ter custeado a viagem com recursos próprios

Argentina- O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), foi criticado nas redes sociais depois de ser visto, no sábado (30), assistindo à final da Copa Libertadores, em Buenos Aires, na Argentina. Isso porque, poucos dias antes, ele anunciou que se licenciaria do cargo para cuidar da saúde após enfrentar uma pneumonia.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – 1/12/2024)

Em nota, o governo de Sergipe disse que Mitidieri encontra-se licenciado desde 26 de novembro, em agenda pessoal, em família, na Argentina, e que o afastamento foi comunicado à Assembleia Legislativa do Estado.

“O Estado certifica que a viagem foi custeada com recursos próprios, sem qualquer utilização de verbas públicas. Em respeito à população e ao compromisso com a transparência que norteia a gestão, o Estado informa que a decisão reflete a responsabilidade de separar compromissos oficiais de atividades de caráter pessoal, assegurando a máxima ética no uso do dinheiro público”, informou a nota.

O governo informou ainda que Mitidieri cumpriu recomendação médica de afastamento de atividades depois uma semana de tratamento pela doença. Em 15 de novembro, ele foi internado, quando recebeu o diagnóstico, permanecendo em tratamento hospitalar até o dia 17. Após a alta, passou a cumprir a agenda administrativa a distânica, em casa.

No dia 26, o governador comunicou pelas redes sociais que se afastaria por alguns dias para se recuperar de uma pneumonia. Nas redes sociais, nesta manhã, o governador reafirmou estar “afastado oficialmente, seguindo o que a lei determina”, em viagem com a família, “paga com recursos próprios”.

“Lamento o uso político de informações, distorcendo propositalmente o fato de estar em descanso após o período em que estive doente. Agradeço a confiança e reforço que qualquer dúvida ou preocupação será prontamente respondida, no meu retorno”, continuou.

À Agência Estado, ele enviou um documento, que foi encaminhado à Assembleia Legislativa no último dia 25, no qual comunica sua ausência do país para tratar de “assuntos particulares” e informa viagem para a Argentina entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro.

Uma imagem dele assistindo ao jogo ao lado da esposa começou a circular no X/antigo Twitter ontem a noite, após a vitória inédita do Botafogo, time do qual Mitidieri é torcedor. Internautas acusaram o chefe do Executivo estadual de utilizar o “atestado” como justificativa para viajar à capital argentina.

Mitidieri não publicou nas redes sociais fotos no Monumental, estádio do River Plate em Buenos Aires, onde a final do campeonato aconteceu. Ele compartilhou uma imagem com integrantes do time, com uma legenda comemorando o título: “Depois de 89 minutos jogando a final da Libertadores com um a menos, conquistamos o tão sonhado título continental, a Libertadores da América”.

Já a primeira-dama, Érica Mitidieri, que ocupa o cargo de secretária estadual de Assistência Social, Inclusão e Cidadania, compartilhou nas redes sociais uma foto ao lado do marido vestindo a camisa do time.