Brasília – O governo do presidente Lula (PT) começou a reverter os sigilos de 100 anos impostos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta quarta-feira (11), o primeiro deles já caiu: o das visitas recebidas pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada. A relação foi obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A lista de visitas a Michelle estava sob sigilo de 100 anos durante o governo de Jair Bolsonaro (Foto: Isaac Nóbrega – PR)
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, informou em uma rede social que a decisão atingiu sigilo imposto por Bolsonaro sobre registros de entrada na residência oficial da presidência entre 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2022.
“O primeiro sigilo de 100 anos determinado pelo governo anterior foi levantado. Trata-se de 565 registros de entrada na residência oficial e abrange o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022”, disse o ministro.
De acordo com o Estado de S. Paulo, cabeleireira, pastor e “personal stlyist” são alguns que aparecem no controle de duas portarias do Alvorada: a principal e a de serviço. Cidadãos chegaram a pedir a informação sobre as visitas que Michelle estava recebendo com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), mas as solicitações foram negadas, sob a alegação de que era um dado protegido por 100 anos.
Ainda segundo o Estadão, nas portarias principal e de serviço, a identificação do visitante aparece acompanhada da explicação “finalidade: dama”, referência à motivação da entrada na residência oficial da presidência da República.
Nídia Limeira de Sá, diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação, foi a pessoa que mais visitou a ex-primeira dama no Alvorada. Indicada para o Conselho Nacional de Defesa da Pessoa com Deficiência, ela esteve 51 vezes na residência oficial no período de um ano, o equivalente a uma média de quatro visitas por mês.
O pastor da Igreja Batista Atitude em Brasília, Claudir Machado é outro nome que aparece na lista com 31 visitas a Michelle. Nas redes sociais, ele se assume como de direita e conservador, também publicou fotos com a ex-primeira dama na virada do ano.
A lista ainda conta com o nome da cabeleireira Juliene Cunha com 24 visitas, uma média de duas por mês no ano passado. Há ainda o registro de cinco visitas da personal stylist Cynara Boechat. Em uma de seus redes sociais, ela falou sobre a roupa usada pela ex-primeira-dama na Embaixada do Bahrein.
A sequência de casos de sigilo acabou virando tema da campanha eleitoral. Após tomar pose no dia 1º de janeiro de 2023, Lula assinou decreto solicitando a revisão dos sigilos de Bolsonaro pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Confira abaixo a lista de visitas a Michelle Bolsonaro divulgada pelo Estadão:
As visitas de Michelle Bolsonaro
Nome – nº de visitas
Nídia Regina Limeira de Sá – 51 vezes
Pastor Claudir de Goes Machado – 31 vezes
Marion Costa de Bom – 24 vezes
Elizângela Ramos de Souza Castelo Branco – 24 vezes
Juliene Ribeiro da Cunha – 24
Beatriz Ferreira de Souza – 19
Silene de Jesus Mendes Borges – 13
Mariana Mendes Freitas Ávila – 11
Luana Siqueira Leal Suza – 11
Silvana de Fátima Neitzke – 11
Fernanda Moreira Pereira – 8
Dannia Vasconcelos – 5
Tiago Ximenes Amâncio Genova – 5
Cynara Araújo Resende Boechat – 4
É proibida a reprodução deste conteúdo, desde que citada a fonte: D24AM.COM