Manaus – A deputada estadual, Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), enviou o requerimento à Secretaria de Estado de Saúde (SES), onde solicita informações referentes à realização do concurso público pela pasta. Para deputada, o concurso público da SES precisa ser priorizado, tendo em vista que o último certame do concurso aconteceu no ano de 2014 e as dificuldades enfrentadas pela gestão com relação aos contratos terceirizados e temporários aumentam a cada ano.

Na terça-feira, o TCE admitiu a representação do MPC e irá apurar as denúncias apontadas (Foto: Divulgação)
Segundo a parlamentar, a SES não realiza a contratação de servidores públicos efetivos para o seu quadro de funcionários há oito anos, e afirma que o sistema fica “a mercê de contrato com terceiros”.
“No período entre 2020 e 2021, contratou mais de dois mil funcionários temporários. Os profissionais da Saúde precisam de segurança e condições dignas de trabalho, quando isso falta, a população é diretamente afetada”, justificou a parlamentar.
De acordo com publicação no Diário Oficial, desde o ano de 2020 a comissão especial para o concurso está formada, porém, neste caso, é compreensível a prolongação da sua realização devido à pandemia enfrentada no ano de 2020/2021.
Mayara reconhece que a temática é uma competência da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pelo estudo, planejamento, execução e controle dos assuntos relativos à saúde pública no Estado do Amazonas, porém, como legisladora, acredita que o momento é oportuno e que o concurso deve ser aplicado o mais rápido possível.