Deputado pede que população denuncie maus-tratos a animais

Conforme o deputado estadual João Luiz, tem sido cada vez maior o número de casos de negligência e abandono de animais na capital e no interior do Amazonas

Manaus – Nesta quarta-feira (24), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) utilizou a tribuna para pedir à população que denuncie situações de maus-tratos a animais. Conforme o parlamentar, tem sido cada vez maior o número de casos de negligência e abandono de animais na capital e no interior do Amazonas.

O parlamentar destacou, ainda, a ação eficaz de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e de protetores de animais no combate à violência e maus-tratos. Ainda na tribuna, João Luiz apresentou um vídeo sobre o resgate de um cachorro, vítima de negligência e abandono. As cenas mostravam um cachorro amarrado, com sinais de desnutrição e fome.

O parlamentar é um dos defensores da causa animal (Foto: Robervaldo Rocha / CMM)

“Esse é apenas um dos milhares de casos denunciados diariamente no Amazonas. Felizmente, nesta situação, o animal foi resgatado com vida, embora estivesse visivelmente debilitado e com fome. Mas tenho certeza de que, com a ajuda da população, podemos reduzir esses números. Se você for testemunha de algum caso de maus-tratos ou violência contra animais, denuncie à Delegacia do Meio Ambiente pelo 181 ou pelo WhatsApp 994402019. O responsável será penalizado, a vítima resgatada e receberá os cuidados necessários”, comentou João Luiz.

De acordo com o Republicano, é possível combater a violência animal por meio de campanhas em parcerias com grupos de proteção, ONGs e, principalmente, por meio de denúncias.

“Não se cale diante da prática de crueldades e violências contra animais. A denúncia é uma ferramenta importante nesse combate e temos de fazer uso dela. Denuncie e abrace essa causa”, ressaltou João Luiz, ao parabenizar o protetor Amauri Gomes, responsável pelo resgate do cachorro apresentado em vídeo.

“Amauri tem dedicado seu tempo a resgatar e a cuidar de animais em situação de risco. Hoje, o trabalho desenvolvido por ele tem recebido um grande engajamento de pessoas dispostas a ajudar esses animais com alimentação, remédios, castração e também a encontrar um lar seguro”, completou.

Projeto de lei

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) um projeto de lei, de autoria do deputado João Luiz, que institui no calendário oficial do Estado o Dia da Adoção Animal, a ser comemorado no dia 4 de outubro de cada ano, visando aumentar o número de adoções e combater o abandono de animais.

Anúncio