‘É preciso estar um passo à frente da tragédia’, diz Wilker Barreto

O deputado estadual solicitou por requerimento Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros dos hospitais do Estado, em razão do incêndio no Hospital Badin, no Rio de Janeiro

Manaus – Diante da tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro na última quinta-feira (12), em razão do incêndio no Hospital Badin, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) encaminhou nesta quarta-feira (18), à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), um requerimento à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) solicitando informações se as unidades hospitalares do Estado possuem Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O pedido é tanto para as unidades públicas quanto privadas.

O deputado Wilker Barreto relembrou as visitas ‘in loco’ nas unidades hospitalares e, diante dos problemas constatados, a prevenção pode ser a solução para evitar tragédias na saúde local (Foto: Divulgação)

“O que aconteceu naquele hospital particular, no Rio de Janeiro, chocou a todos nós. Depois desse incidente, soubemos que apenas 10% das unidades hospitalares tem o Alvará de Vistoria do Corpo dos Bombeiros no Rio. Logo, o Amazonas precisa fazer o seu dever de casa também. Por isso, peço que a Comissão de Saúde solicite à Susam e ao Corpo de Bombeiros que informe à esta Casa sobre quais hospitais públicos e privados estão aptos a funcionar dentro do que preconiza a lei dos Bombeiros. Desta forma, podemos dar um passo à frente da tragédia, e para isso é necessário prevenção”, explicou Barreto, que recebeu apoio dos colegas da Casa, como Álvaro Campelo (Progressista), Dermilson Chagas (PP) e Serafim Corrêa(PSB).

O deputado relembrou ainda as visitas ‘in loco’ nas unidades hospitalares e, diante dos problemas constatados, como péssimas condições nos leitos, má conservação dos prédios e condições desumanas dos pacientes, a prevenção pode ser a solução para evitar tragédias na saúde local.

Terceirizados da saúde

Membro da Comissão de Saúde e Previdência (CSP) na Aleam, o deputado estadual Wilker Barreto reuniu nesta quarta-feira (18) com os profissionais terceirizados da saúde pública, que cobram o pagamento de quatro meses de salários. No encontro, que aconteceu no Miniplenário Cônego Joaquim Gonçalves de Azevedo, o parlamentar encaminhou três requerimentos, no seio da Comissão, solicitando o cronograma de pagamento às terceirizadas da Susam e das cooperativas, além do relatório da saúde financeira das empresas e a descrição atual do Pronto-Socorro Delphina Aziz, zona norte de Manaus.

“Com base nos depoimentos do sindicato e do staff do governo, quero solicitar as informações na questão dos cronogramas de pagamentos, a questão da saúde financeira das empresas e os relatórios. É necessário os atestos e informações sobre o Delphina para que possamos desenhar as possíveis resoluções e sugerir ao Governo”, explicou o parlamentar.

Além de Wilker, a reunião teve a presença da presidente da Comissão de Saúde, deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), da secretária executiva da Capital da Susam, Dayana Mejia, do ordenador de despesas da pasta, Perseverando Garcia e dos parlamentares Dr. Gomes (PSC), Dermilson Chagas (PP), da líder do governo, Joana Darc (PR), além de representantes da categoria.

Anúncio