TRE-AM realiza cerimônia de escolha e sorteio das urnas eletrônicas que passarão por auditoria

As urnas serão escolhidas pelos representantes de entidades fiscalizadoras

Manaus – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realiza neste sábado (1°) a escolha ou sorteio das urnas que passarão por auditoria.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As urnas serão escolhidas pelos representantes de entidades fiscalizadoras e, no caso do total de representantes não alcançar o número suficiente, será realizado um sorteio. A cerimônia de escolha/sorteio ocorrerá a partir das 9h no Auditório do Fórum Eleitoral de Manaus, prédio anexo da sede do TRE-AM, localizado no bairro Aleixo, zona centro-sul.

No dia da eleição, 18 urnas eletrônicas passarão por auditoria convencional, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, no qual serão digitados nas urnas os votos previamente preenchidos em cédulas de papel. Ao final das eleições, será feita a comparação dos votos apurados nas cédulas com o Boletim de Urna.

Duas urnas serão destinadas à realização do Projeto Piloto de Teste de Integridade, com o uso de biometria, e três serão submetidas à auditoria Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas diretamente na seção eleitoral.

São convidados para participar representantes de partidos políticos, federações, coligações, Ordem do Brasil — Seccional Amazonas (OAB-AM), Ministério Público e demais entidades fiscalizadoras constantes na Resolução nº 23.673/2021.

Anúncio