Estatuto dos Animais está na pauta de comissão do Senado

O texto trata dos direitos dos animais, definindo regras para a sua guarda. O projeto também proíbe práticas consideradas maus-tratos, estabelecendo penalidades para as infrações

Brasília –O Estatuto dos Animais está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que se reúne na próxima terça-feira (9), às 10h. O PLS 631/2015 trata dos direitos dos animais, definindo regras para a sua guarda. O texto também proíbe práticas consideradas maus-tratos, estabelecendo penalidades para as infrações.

Estatuto dos Animais está na pauta da CAE, que se reúne na terça-feira (9), às 10h (Foto: EBC)

Com 15 artigos, o projeto já tinha sido aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebeu mudanças do relator, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). O texto vai direto para exame terminativo na Comissão de Meio Ambiente (CMA), mas um requerimento do senador Telmário Mota (Pros-RR) pediu o envio do texto também para exame da CAE.

Entre as mudanças no texto, Anastasia inclui no seu voto que o controle de zoonoses, o controle de espécies invasoras e as atividades de ensino e pesquisa científica na área da saúde não serão considerados maus-tratos. Ele determinou ainda que, quando não houver método que evite totalmente a dor e o sofrimento nesses casos, devem ser adotadas todas as medidas disponíveis para reduzi-los ao máximo. O relator na CAE, senador Plínio Valério (PSDB-AM), acatou o substitutivo de Anastasia.

Anúncio