Governador do AM é convocado para depor na CPI da Pandemia

Wilson foi alvo da operação Sangria, da Polícia Federal, que investiga a compra de respiradores destinados a hospitais

Brasília – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aprovou na manhã desta quarta-feira (26), a convocação do governador do Amazonas, Wilson Lima para depor na CPI da Pandemia. Por meio do requerimento 178/2021 do senador Marco Rogério (DEM/RO), aprovado pelo Senado, Wilson Lima deve esclarecer os fatos sobre o colapso da saúde do estado do Amazonas no começo do ano, bem como a aplicação de recursos federais pelo Estado no combate à pandemia. Wilson foi alvo da operação Sangria, da Polícia Federal, que investiga a compra de respiradores destinados a hospitais.

Wilson Lima (Foto Divulgação-Secom)

Segundo o requerimento aprovado nesta quarta-feira (26), a CPI irá apurar as ações e omissões no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com ausência de oxigênio para pacientes internados  e as possíveis irregularidades em contratos, fraudes e licitações, superfaturamentos, desvios de recursos públicos, assinaturas de contratos com empresas de fachada para prestação de serviços genéricos ou fictícios entre outros ilícitos, se valendo dos recursos enviados da União Federal.

Ainda segundo o requerimento do Senador Marco Rogério (DEM/RO), a CPI irá esclarecer outras ações ou omissões cometidas por administradores estaduais e municipais, no trato com a coisa pública, durante a crise originada pela pandemia do Coronavírus no Estado, limitado apenas quanto à fiscalização dos recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à Pandemia da Covid-19, e excluindo as matérias de competência constitucional atribuídas aos Estados, Distrito Federal e Municípios.

White Martins

Também foi aprovada o requerimento da 076/2021 do senador  Eduardo Girão (PODEMOS/CE) que convoca o representante da empresa White Martins em Manaus, para depor na CPI da Pandemia pelo agravamento da crise do oxigênio no Estado, que levou pacientes da rede pública de saúde a serem enviados para outros Estados.

Segundo o requerimento, considera-se que o depoimento do representante da empresa White Martins na cidade de Manaus, permitirá a elucidação de diversos aspectos relacionados ao objeto de investigação da presente Comissão.

Veja requerimentos:

Requerimento 178/2021 – CPI da Pandemia – Convocação Wilson Lima

Requeriemento  76/2021 – CPI da Pandemia – White Martins

Anúncio