“Jovens precisam exercer o direito de escolher seus governantes”, diz deputado

No Brasil, o voto é facultativo aos eleitores de 16 e 17 anos

Manaus –  O ano de 2022 é de eleição, e o prazo para emitir o título de eleitor e poder votar ainda neste ano é o dia 4 de maio. Por essa razão, o deputado Dermilson Chagas alerta sobre a importância de exercer a cidadania através do voto.

(Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil)

“A única forma de combater esse caos que está aí é através do voto. Então, o cidadão precisa ter essa consciência e ir votar. Essa é a melhor forma de mudarmos a nossa realidade”, disse o deputado Dermilson Chagas.

O parlamentar ressaltou que a participação de todos os eleitores é fundamental e enfatizou que também acredita que a participação dos jovens nas eleições é importante, especialmente pelo fato de que a Constituição Federal deu a eles o direito de escolher seus governantes.

“Embora o voto não seja obrigatório aos adolescentes de 16 e 17 anos, é importante que esses emitam o seu título de eleitor e votem. A Constituição deu esse direito a eles porque é uma forma de estimular os jovens a participar das decisões políticas do País, a participar das decisões de governo. Quando os jovens não participam desse processo tem como consequência a ausência de políticas públicas direcionadas aos jovens”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

Emissão do título

A emissão do título de eleitor está ainda mais fácil. Pela internet, através do sistema Título Net, que pode ser acessado de um computador, celular ou tablet, é possível solicitar o documento.

Após a emissão do documento é possível ter acesso a ele por meio do aplicativo e-título. O primeiro turno das eleições para Presidência da República, Governo do Estado, deputados estaduais, deputados federais e uma vaga para o senado acontecem no dia 2 de outubro.

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas sobre como emitir o título de eleitor pela internet, os interessados podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta acessar o link.

Para quem optar pelo atendimento presencial, as informações estão no link.

Anúncio