Manaus – A atual procurador-geral de Justiça do Amazonas Leda Albuquerque foi a mais votada em eleição realizada, nesta quinta-feira (3), entre membros do Ministério Público do Amazonas para eleger os nomes da lista tríplice de candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Amazonas para o biênio 2020-2022.
A votação, realizada na sede do MPAM, em Manaus, teve quatro candidatos. A totalização, que terminou por volta das 17h00, teve o seguinte resultado Leda Albuquerque, 116 votos; Alberto Nascimento Jr, 92; André Seffair, 87; e Lauro Tavares,78 votos a favor.
O pleito teve ainda um voto nulo, um em branco e 12 ausentes, totalizando 159 votantes. Pelas regras, cada membro apto tinha o direito de votar em até três candidatos
De um total de 171 membros aptos a votar, 19 eram procuradores de Justiça e 152 promotores de Justiça, da capital e interior.

Atual PGJ do Amazonas, Leda Albuquerque recebeu 116 votos (Foto: Divulgação)
Pela Lei Orgânica do MPAM, no seu artigo 21, a lista com os três nomes mais votados entre os concorrentes será encaminhada ao Governador do Estado, no primeiro dia útil após o dia da votação, esta sexta-feira, 4 de setembro. O chefe do Poder Executivo estadual nomeará um dos integrantes da lista ao cargo de Procurador-Geral de Justiça.
Os trabalhos de votação e apuração foram realizados pela Comissão Eleitoral presidida pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Carlos Fábio Braga Monteiro, e composta, ainda, pela Procuradora de Justiça Neyde Regina Trindade, e pelos promotores de Justiça Alessandro Sanmartin de Gouveia, Wandete de Oliveira Netto e Hilton Serra Viana.