Lira assume presidência do grupo dos chefes de Parlamento do G20

Cerimônia ocorreu na manhã deste sábado em Nova Déli, capital da Índia, onde está sendo realizada a 9ª cúpula do grupo

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu neste sábado (14) a presidência do P-20 (Presidentes de Parlamento do G20 – grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia), substituindo o líder da Câmara dos Deputados indiano, Om Birla. A cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia, onde está sendo realizada a 9ª cúpula do grupo.

(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

“Tive a honra e o privilégio de receber hoje, em Nova Déli, a presidência do P-20, em nome do parlamento brasileiro. No próximo ano, vamos receber em Brasília os integrantes do P-20 para renovarmos o intercâmbio entre os parlamentos do grupo”, afirmou.

Em sua fala, Lira ressaltou que o Brasil repudia atos de violência e agressões militares, “sobretudo quando praticados contra civis indefesos e inocentes”. “Defendemos o diálogo e o entendimento para resolver situações controversas”, declarou.

Na quinta-feira (12), o presidente da Câmara afirmou que os recursos para combater a crise ambiental deveriam receber investimentos dos países ricos. “Em especial, nossos Parlamentos devem ser vocais na reafirmação e implementação dos compromissos dos países desenvolvidos quanto ao financiamento da luta contra as mudanças climáticas”, disse.

O tom da fala de Lira seguiu o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, por mais de uma vez, cobrou recursos dos países ricos para o combate à crise climática, já que o problema teria sido causado pelo mundo desenvolvido.

Na ocasião, Lira destacou ainda que a pauta verde é uma das “maiores prioridades” do Legislativo brasileiro. “O Parlamento do Brasil já provou que deseja e sabe fazer a diferença nas discussões sobre desenvolvimento sustentável”, elogiou. Da Índia, o parlamentar segue para a China.

Veja a programação da viagem, que inclui uma comitiva de parlamentares, de 10 a 21 de outubro:

• 10 e 11: viagem para Nova Déli;
• 12 a 14: reunião anual da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20;
• 15: viagem à China a convite do presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji;
• 16 e 18: Xangai — encontros políticos bilaterais e conversas com empresas brasileiras e chinesas com foco em investimentos produtivos para o Brasil;
• 19 a 21: Pequim — visita à Assembleia Nacional Popular e a empresas; e
• 22: retorno para o Brasil.

Outros seis deputados estão com Arthur Lira na viagem. São eles: Daniel Almeida (PCdoB-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Luís Tibé (Avante-MG).

Anúncio