São Paulo – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (16) que não pretende deixar o Brasil e que está disposto a enfrentar uma possível prisão, mesmo que isso signifique “morrer na cadeia”. Em uma transmissão ao vivo para a rádio Auri Verde Brasil, ele declarou: “Me prendam. Não vou sair do Brasil. Vou morrer na cadeia e não vai demorar. Estou com 70 anos, quase morri na última cirurgia.”

(Foto: Reprodução)
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Caso condenado, ele pode enfrentar até 43 anos de prisão.
Durante a mesma transmissão, o ex-presidente ironizou as acusações, chamando a tentativa de golpe de “golpe da Disney” e sugerindo que, se estivesse presente em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, teria sido preso ou até morto.
Ele também afirmou que não tem “obsessão pelo poder”, mas “paixão pelo Brasil”, e que continuará sendo um “problema” para seus adversários, “preso ou morto”.
Bolsonaro ainda não foi condenado, e o processo segue em andamento no STF.