Manaus – A direção da Mesa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), apresentou um breve balanço dos primeiros 100 dias da legislatura. O deputado presidente da Casa, Roberto Cidade, apresentou 70 Projetos de Lei (PL), quatro Projetos de Resolução Legislativa (PRL) e 151 Requerimentos.

(Foto: Hudson Fonseca / Divulgação ALE)
Dentre os feitos desses primeiros 100 dias, destaca-se a instalação da Procuradoria Especial da Mulher e a atuação do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), que concluiu a revisão das leis orgânicas dos municípios de Japurá, Manicoré, Maués e Beruri e que está em fase de revisão e atualização de leis orgânicas junto a 28 municípios do Amazonas.
“Nossa gestão tem o compromisso com a população como um todo e também busca ter um olhar diferenciado para os servidores desta Casa. Iniciamos essa legislatura entregando o Complexo Esportivo Osvaldo Alves, realizamos a 3ª edição do Feclam e lotamos os auditórios da Aleam de participantes que vieram aqui para trocar conhecimento e debater melhorias para o bom êxito dos seus mandatos. Criamos a Procuradoria da Mulher que, em apenas dois meses, já tem dado muitos resultados positivos, ajudando a prender homens que não respeitam os direitos das mulheres. O CCOTI tem ajudado os municípios a avançarem através da revisão de suas leis orgânicas. Temos feito e temos o compromisso de fazer muito mais”, disse Roberto Cidade.
Parlamentar de oposição, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) reforçou que nunca se sentiu cerceado em seu direito ao contraditório e que Cidade garante dinamismo à Assembleia Legislativa.
“Nunca tive, sendo um deputado de oposição, nenhum cerceamento de vossa parte. Já falei outras vezes. Estamos em lados opostos, mas vossa excelência respeita esse parlamentar e permite que possa exercer na plenitude o seu direito de falar. Estamos em um parlamento dinâmico e diverso de opiniões porque o senhor permite e conduz para que ele assim seja”, atestou Barreto.
Deputados estreantes na 20ª Legislatura, Comandante Dan (PSC) e Rozenha (PMB) enalteceram o acolhimento dado aos novos parlamentares.
“Desejo ao senhor uma caminhada exitosa e desde já lhe agradeço pela forma com que conduz esta Casa. Palavras comovem, mas exemplos arrastam e vossa excelência permite que o exercício do nosso mandato ocorra de forma democrática”, afirmou.
Na mesma esteira, o deputado Rozenha destacou que o bom desempenho da Assembleia Legislativa só é possível dada à condução competente de Cidade.
“Sem a sua competência e gestão diferenciada, o bom desempenho que esta Casa tem não seria possível. O senhor é um deputado que tem noção do que esta Casa representa, que protege a instituição e protege a democracia”, disse.
Em seu quarto mandato como deputado estadual, Cabo Maciel (PL), foi outro parlamentar que reforçou o bom trânsito que Cidade tem com a totalidade dos deputados do Amazonas.
“Estou em meu quarto mandato como deputado estadual e lhe agradeço pela forma com que você tem conduzido esse parlamento. Tem respeitado a Democracia e dado aos deputados os meios necessários para exercer a sua função parlamentar da melhor forma possível. A gente sabe a importância de ter um bom presidente no poder, que atende a todos os deputados. Fico feliz de um ter um presidente que tem dado solução para os probelas desta Casa e dando liberdade para que todos os deputados desempenhem o seu papel”, afirmou.
Decano da Assembleia Legislativa, Sinésio Campos (PT), disse ser difícil separar a função parlamentar da atuação de Cidade como presidente da Aleam, uma vez que agrega e congrega com todos os parlamentares da Casa.
“Vossa excelência estreitou as relações institucionais de forma responsável, deixando claro que são poderes harmônicos, mas independentes. Possui uma posição cristalina, indepentedente e em favor da Democracia. Esta Casa ganha muito com a sua gestão”, finalizou.