Município apresenta revisão do Plano Plurianual e detalha Lei Orçamentária 2023

O objetivo é garantir uma educação básica de qualidade bem como a valorização dos profissionais da Educação

Manaus – A revisão do Plano Plurianual (PPA) 2023-2025 e da Lei Orçamentária Anual 2023 foi apresentada pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quarta-feira (3), por meio de audiência pública on-line. A meta é socializar o trabalho realizado em todas as vertentes com entidades representativas dos segmentos da sociedade civil, além de uma discussão com todos os envolvidos dentro do contexto da temática.

(Foto: Mário Oliveira / Semed)

O objetivo é garantir uma educação básica de qualidade, assegurando o acesso, a inclusão, a permanência e a formação dos estudantes, desenvolvendo competências e habilidades adequadas às transformações sociais, bem como a valorização dos profissionais da Educação.

A secretária da Semed, professora Dulce Almeida, coordenou a audiência, destacando a importância do trabalho realizado pelos profissionais da secretaria e pela Prefeitura de Manaus, com a preocupação de atender da melhor forma possível a Educação do município de Manaus.

“Essa revisão é importante para que possamos alinhar as nossas necessidades pedagógicas à nossa realidade financeira. Vale ressaltar, que tivemos uma reunião com todos os secretários e com o prefeito David Almeida. A Semed continua nessa linha de equilíbrio orçamentário, pois é de extrema importância que a gente possa alinhar o pedagógico com o orçamento das nossas construções também, na questão da nossa engenharia. Estamos com um grupo de técnicos, pedagogos e toda a comunidade da Semed pensando juntos, para que possamos fazer o melhor em todos os sentidos na Educação municipal”, ressaltou a secretária.

Dentre as inúmeras ações realizadas na pasta pedagógica, administrativa e de infraestrutura e logística, foram também apresentadas as 19 sínteses de ações propostas, conforme votação para a priorização da PPA 2023-2025 e LOA 2023, tais como: Alfabetiza Manaus: indígena e anos iniciais, correção de fluxo em 80 unidades de ensino, pós-graduação dos servidores, jogos de integração dos servidores, programa Criança Manauara, entre outras ações.

O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Lourival Praia, afirmou que é importante a audiência pública, para que todos possam ter conhecimento do trabalho realizado dentro da rede em todos os segmentos.

“É muito importante passarmos para a sociedade as ações que vamos planejar para o ano que vem, que vão disponibilizar recursos orçamentários da Semed, não apenas em razão de cumprir a legislação, mas é uma determinação do nosso prefeito David Almeida e da nossa secretária Dulce Almeida, que trabalhemos os instrumentos de governança, em especial de transparência, para a gente passar à população o que estamos fazendo, assim como ter esse feedback da sociedade”, completou.