‘Nunca foi deixado um valor tão alto’, afirma Josué Neto sobre orçamento da ALE

Declaração sobre os recursos deixados no caixa da Assembleia Legislativa do Estado foi feita pelo deputado, nesta segunda-feira (1º), na posse da nova diretoria da Casa

Manaus – Durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta segunda-feira (01), o deputado Josué Neto destacou os principais trabalhos feitos durante o período em que presidiu a casa legislativa nos últimos dois anos. A solenidade foi realizada de forma híbrida, com participação presencial e virtual dos deputados. Antes de começar o discurso, o deputado pediu 1 minuto de silêncio em memória às quase 8.300 vítimas da Covid-19 no Amazonas.

Após a homenagem póstuma, o ex-presidente da casa legislativa introduziu o discurso no qual destacou desenvolvimento da gestão da Aleam no último biênio. “Esse discurso não é de despedida, é um discurso de compromisso renovado com o povo do Amazonas, com os meus colegas deputados e deputadas, com os servidores dessa casa do qual agradeço o empenho que foi colocado a favor do poder legislativo nos últimos dois anos”, disse.

O deputado Josué Neto destacou a aproximação com a sociedade que sua direção da casa legislativa buscou promover. O ex-presidente da Aleam também falou sobre a representatividade concedida aos 24 deputados estaduais, prevista nas constituições brasileira e amazonense, independente de orientação política ou partidária. O deputado também citou a greve dos professore no início de 2019, depois de 41 dias de greve, que chegou ao fim através de um acordo mediado pela Aleam, com a contribuição de 24 deputados.

Deputado Josué Neto (Foto: Joel Arthus/Aleam)

O deputado Josué Neto destacou a implantação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) em Brasília. “Demos início à CPI da Saúde que deu grandes contribuições à população. Iniciamos a CPI bem antes das ações de fiscalização das instituições federais”, afirmou.

A implementação de sessões plenárias virtuais da Aleam, por conta da pandemia, também foi mencionada durante o discurso, pois o deputado reafirmou que a casa legislativa do Amazonas foi a primeira do Brasil à realizar transmissões online, via redes sociais, de forma a aproximar a casa aos cidadãos com acesso à internet.

“Fomos também a primeira instituição do Amazonas a adotar medidas de prevenção do Covid suspendendo as reuniões presenciais e servindo de inspiração para as demais casas legislativas estaduais brasileiras, e também para os nossos poderes locais, cito aqui o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e também o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que estiveram conosco para entender como era o processo de reunião e transmissão híbrida e virtual”, salientou.

O ex-presidente da casa legislativa também falou sobre admissibilidade do pedido de Impeachment da atual gestão do Amazonas, possível através do debate entre a Aleam e a população do Estado. O discurso também falou sobre economia, destacando a inclusão de 16 blocos exploratórios de petróleo e gás natural em 19 municípios do Amazonas. Josué Neto também destacou os recursos deixados no caixa na Aleam.

“Nós estamos deixando em caixa na Assembleia R$ 35.267 milhões. Nunca em uma passagem de comando desta casa, foi-se deixado um valor tão alto, para que o próximo presidente pudesse assumir tais recursos. O deputado Roberto Cidade, sem dúvida nenhuma, eu sinto dentro de mim, que ele fará um trabalho melhor que o meu”, afirmou.