Pacheco se despede da presidência do Senado e defende democracia

Entre as principais aprovações do Congresso sob sua gestão, o senador citou a Reforma Tributária

Brasília – Em sua última coletiva como presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) fez um discurso de agradecimento neste sábado (1º), destacando as conquistas do Congresso Nacional nos últimos quatro anos e reforçando seu compromisso com a democracia e a liberdade de imprensa.

(Foto:Pedro França/Agência Senado)

Pacheco ressaltou a importância da colaboração entre os Poderes e mencionou seu relacionamento com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “A despeito de divergências, que são absolutamente normais na democracia, o trato sempre foi muito respeitoso e cordial. Conseguimos entregar, em conjunto, um marco legislativo significativo para o país”, afirmou.

Entre as principais aprovações do Congresso sob sua gestão, o senador citou a Reforma Tributária, o programa de renegociação de dívidas dos estados (Propag) e a desoneração da folha de pagamentos. Para os próximos anos, ele acredita que o foco do parlamento será a eficiência dos gastos públicos e maior transparência nas emendas parlamentares. “Queremos que sejam mantidas, mas com critérios de governança e transparência”, pontuou.

Defesa da democracia e o futuro político

Em seu discurso, Pacheco reforçou a necessidade de proteger as instituições democráticas, especialmente diante do avanço das fake news e da desinformação. “Nunca foi tão importante uma imprensa livre e profissional”, declarou. Ele também destacou o papel do Senado na defesa da democracia, mencionando os desafios enfrentados nos últimos anos.

Ao ser questionado sobre uma possível candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026 ou um futuro no Governo Lula, o senador não confirmou seus próximos passos. “Quem está na política e diz que não tem o sonho de governar o seu próprio estado, está mentindo. Mas se isso vai ser uma realidade, ou não, depende de muitas variáveis e circunstâncias”, afirmou.

Encerrando sua gestão à frente do Senado, Rodrigo Pacheco saudou a democracia e reforçou sua confiança no diálogo entre os Poderes para o futuro do país.