Presidente Lula recebe chanceler russo para falar de questões globais

Na reunião, também foram abordados temas da agenda bilateral e sobre os debates ocorridos no G20

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na quinta-feira (22), a pedido, no Palácio da Alvorada o chanceler russo Sergey Lavrov. O chanceler, que veio ao Brasil para a reunião do G20, conversou com o presidente sobre temas da agenda bilateral, os debates ocorridos no G20 e questões globais.

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Lavrov cumprimentou o presidente Lula pela organização da reunião de chanceleres no Rio de Janeiro e transmitiu mensagem do presidente Putin de apoio à presidência brasileira do grupo. O chanceler reforçou o convite para a Cúpula dos BRICS, em outubro, na Rússia, e reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Lula agradeceu pela manifestação de apoio ao Brasil e confirmou que irá à Rússia para a Cúpula dos BRICS. O presidente reafirmou a importância de uma nova governança global para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas, que não podem ser enfrentadas isoladamente. Registrou a importância das iniciativas que o Brasil tomou, junto com outros países detentores de florestas tropicais, para combater o desmatamento e buscar formas mais justas de remuneração pela preservação desses biomas. Observou, ainda, a necessidade de aprimorar os mecanismos de financiamento aos países em desenvolvimento.

No âmbito bilateral, Lula destacou os números da corrente de comércio que atingiu recorde histórico em 2023 e a necessidade de diversificar a pauta comercial.

O chanceler Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. O presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz.

Anúncio