PSDB aprova modelo das prévias e Arthur Neto destaca decisão

Até o momento quatro nomes concorrem como presidenciáveis: Arthur Neto, João Doria, Eduardo Leite e Tasso Jereissati

Manaus – O PSDB definiu, nesta terça-feira (15), o modelo de prévias na escolha do nome no partido que disputará a Presidência. A Executiva Nacional decidiu que a eleição interna será indireta e o calendário começa em setembro com a inscrição dos candidatos. A decisão foi destacada pelo ex-prefeito Arthur Neto, um dos quatro nomes presidenciáveis do partido. Também concorrem o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jereissati (CE).

“Prevaleceu o bom senso e o princípio da igualdade de condições, da isonomia, entre os candidatos. Tenho a honra de estar, ao lado de três outros grandes nomes do partido – senador Tasso Jereissati e os governadores de SP, João Doria, e do RS, Eduardo Leite – nessa disputa que, acima de tudo, é o exercício da democracia, espelhando o que pregamos para todo o País”, disse o ex-prefeito no Instagram.

Foto: Divulgação

“Estou certo que o PSDB sairá coeso dessa consulta interna aos seus filiados e chegará às eleições presidenciais como o partido forte que é, pronto para ser terceira, segunda e, quem sabe, a primeira via nas eleições de 2022”, completou Arthur Neto.

Pela resolução aprovada, o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes – (1) filiados; (2) prefeitos e vice-prefeitos; (3) vereadores, deputados estaduais e distritais; (4) governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores. Cada um desses grupos tem peso de 25% no total dos votos.

A resolução, que segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias, foi defendida pelo presidente do partido, Bruno Araújo (PE). “Esse modelo prestigia o equilíbrio entre os filiados e detentores de mandato, que são mais de 5 mil. Dá chance real a todos”, disse o dirigente ao Estadão.

De acordo com o novo calendário aprovado pela Executiva, os candidatos farão suas inscrições em 20 de setembro, com início dos debates em 18 de outubro. A comissão das prévias que elaborou o relatório inicial foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; o senador Izalci Lucas (DF); os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana, sob a coordenação do ex-presidente do PSDB, José Aníbal.

Anúncio