Roberto Cidade reúne multidão e confirma disputa pela Prefeitura de Manaus

“Ninguém aguenta mais ver um prefeito que pensa que vai continuar administrando Manaus dessa forma que está ai”, disse Cidade

Manaus – O União Brasil Manaus reuniu multidões para lançar, oficialmente, neste sábado (3) a pré-candidatura do deputado estadual, Roberto Cidade (UB) para prefeito de Manaus. Na última terça-feira (30) o Coronel Menezes (PP) já havia sido anunciado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa para a disputa pela Prefeitura de Manaus nas eleições de outubro.

(Foto; Luzimar Bessa)

“Primeiramente, quero agradecer a Deus por esse momento que ficará marcado. Ninguém, nasce pronto, todos os dias podemos aprender uma coisa nova, eu aprendi com meus pais que só com muito trabalho e esforço, a gente consegue chegar onde precisa chegar, e ninguém chega lá sozinho. Ninguém aguenta essa gestão. Ninguém aguenta muita maquiagem, pintura, pouca entrega. Ninguém aguenta mais ver um prefeito que pensa que vai continuar administrando Manaus dessa forma que está ai. Manaus decidiu que quer mudar e vai mudar no dia 6 de outubro”, disse Cidade.

Roberto anunciou que está acompanhado de um exército pronto para mudar Manaus.

blank

(Foto: Luzimar Bessa)

“Com toda humildade, eu quero dizer que estou pronto para mudar Manaus porque eu tenho vocês ao meu lado, tenho esse exército de vereadores, deputados e deputadas que acreditam no meu trabalho, tenho o governador que acredita e, que vamos trabalhar juntos para mudar Manaus”

Cidade citou que a gestão atual não cumpriu nem 30 % das promessas feitas por David Almeida em 2020 durante o período eleitoral. De acordo com o Plano de Governo lançado pelo Avante, que possui mais de 67 páginas, chegando ao fim do mandato, a gestão cumpriu apenas 17 dos 60 compromissos assumidos com os eleitores manauaras. Ao menos 25 foram realizados de forma parcial e 18 não foram cumpridos na totalidade.

blank

(Luzimar Bessa)

“O prefeito não entregou nem 30% do que ele prometeu, não equipou a Guarda Municipal, retirou o Auxílio  Manauara, passou a cobrar IPTU dos mais humildes. Ninguém aguenta mais muita pintura e desperdício de recursos públicos. Eu tenho compromisso junto com o vice [Coronel Menezes] para trazer segurança à cidade de Manaus. Eu vou seguir com esse exército de vereadores e vereadoras e vamos invadir os quatros cantos da cidade de Manaus e mostrar que aqui tem mudança”, disse Cidade.

De acordo com o parlamentar, Manaus não tem nenhum Pronto-Socorro Municipal ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), funcionando. E a capital têm recursos, que é a quinta capital que mais arrecada recursos.

“Manaus não tem nenhum Pronto Socorro municipal, nenhuma UPA funcionando e a capital têm recursos para isso. Manaus é a quinta capital do País que mais arrecada impostos”.

Na ocasião, o partido definiu os nomes dos pré-candidatos ao cargo de vereador de Manaus pelo União Brasil e das outras seis legendas que compõem o arco de alianças de Roberto Cidade: Progressistas (PP), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Renovação Democrática (PRD), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos e Republicanos.

A apresentadora e jornalista Nathália Nascimento, presidente da Comissão Municipal da Mulher, no Podemos, esclareceu que tem como missão capacitar e representar as mulheres, para que possam ocupar espaços no poder.

blank

(Foto: Frame D24am)

“Uma honra poder oficializar a nossa candidatura e, principalmente representar as mulheres. As mulheres precisam de mais representatividade no parlamento municipal. Atualmente nós só temos quatro vereadoras e 37 homens. Então é um número muito abaixo. A mulher precisa ter essa  voz”, disse Nath Nascimento.

Nathália, aproveitou o momento para pontuar o abandono que vive a capital amazonense.

“A gente precisa de melhorias em tudo, na saúde, na educação, no transporte coletivo, na segurança. Manaus realmente está abandonada. E a gente só muda esse cenário através da política”, concluiu Nath.

A convenção Partidária que homologou as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores, reuniu membros da executiva, deputados, vereadores, filiados e simpatizantes. A homologação foi realizada na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, s/n, Flores, na zona centro-sul de Manaus.

O União Brasil apresentou propostas para os 1.499.416 eleitores de Manaus aptos a votar, conforme o Tribunal Regional Eleitoral, seccional Amazonas (TRE/AM). Os sete partidos aliados contam com 294 candidatos ao cargo de vereador de Manaus.

As eleições municipais no Brasil ocorrerão no dia 6 de outubro, em caso de segundo turno, os eleitores retornam às urnas no dia 27 de outubro. Para esse ano serão escolhidos o prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Conheça os candidatos

Roberto Cidade

Roberto Maia Cidade Filho é deputado estadual do Amazonas, eleito pelo União Brasil (UB). Nasceu em 1986, em Manaus, Amazonas. Filho de Roberto Maia Cidade e Ângela Arruda Cidade, é casado e tem três filhos. É bacharel em Gestão Pública.

Em 2016, aos 29 anos, concorreu à sua primeira eleição para o cargo de vereador na cidade de Manaus, obtendo 6.285 votos pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Em 2018, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde participou efetivamente da aprovação da Lei Orçamentária Municipal daquele ano.

Nas eleições de 2018, concorreu à vaga de deputado estadual no Amazonas pelo PV, conquistando 33.239 votos, sendo o segundo mais votado no pleito.

Em 1º de fevereiro de 2019, assumiu o mandato como deputado estadual para a 19ª Legislatura na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), dia também em que foi eleito 3º Vice-Presidente da Casa Legislativa e em que assumiu a presidência da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade da ALE.

Em dezembro de 2020, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, recebendo 16 votos dos 24 parlamentares. Foi o único deputado de primeiro mandato a ser eleito presidente do Poder Legislativo e também o mais jovem, com 34 anos.

Na presidência do parlamento estadual, Cidade conduziu votações de matérias essenciais, especialmente nos momentos mais críticos da pandemia, sendo que algumas delas foram fundamentais para a retomada da economia no Estado.

Foi assim com a Lei do Gás, com a aprovação dos auxílios emergenciais e do auxílio estadual permanente, e a destinação de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas – FTI para que os municípios pudessem executar ações de combate à Covid-19, além da criação das emendas de bancada que ampliaram a área de atuação dos deputados.

Em seu primeiro mandando, foram apresentados 272 Projetos de Lei, 1.799 requerimentos e foram sancionadas 123 leis. Em quatro anos de mandato, Roberto Cidade destinou um total de R$ 46,9 milhões de recursos em emendas, individuais ou de bancada, para a capital e municípios do interior, a maior parte delas para a área de saúde.

Foi eleito presidente estadual do Partido Verde (PV), em outubro de 2021, permanecendo na presidência até março de 2022, quando filiou-se ao União Brasil, ocupando a liderança do partido na Assembleia Legislativa.

Nas eleições de 2022, Roberto Cidade foi reeleito para a Assembleia Legislativa do Estado com 105.510 votos, tornando-se o deputado estadual mais bem votado da história do Amazonas.

Em 1º de fevereiro de 2023, Roberto Cidade foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, para o biênio 2023/2024, com votação unânime dos 24 parlamentares estaduais.

Mandatos Eletivos: 
•    Vereador de Manaus – 17ª LEGISLATURA
•    Deputado Estadual do Amazonas – 19ª LEGISLATURA
•    Presidente da Assembleia Legislativa – Biênio 2021/2022
•    Deputado Estadual do Amazonas – 20ª LEGISLATURA
•    Presidente da Assembleia Legislativa – Biênio 2023/2024

Coronel Menezes

Alfredo Alexandre de Menezes Júnior, nasceu em 1964, em Manaus, Amazonas. Ele é casado, cristão e pai de duas filhas. Coronel reformado do Exército Brasileiro e ex-Superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Menezes não possui histórico político, mas tem longa carreira nos setores públicos e privados, tendo servido
dentro e fora do Brasil.

Menezes é um dos homens de confiança do ex-presidente Bolsonaro no Estado do Amazonas. Ele foi candidato a prefeito em 2020, ficando em 5º lugar com 11,51% (110.805 votos), e em 2022 foi candidato ao Senado, onde teve mais de 737 mil votos no Estado, mas não foi o suficiente para garantir a vaga.

Em março deste ano, o ex-superintendente da Suframa saiu do Partido Liberal (PL) e, em abril anunciou filiação ao Partido Progressista (PP) Na ocasião, Roberto Cidade, que representava o governador do Estado, Wilson Lima (UB), discursou e convidou o Coronel a fazer histórias nas eleições de 2024 elegendo o maior número de vereadores. Menezes frisou que iria ‘rumar’ junto com o grupo liderado por Wilson Lima.

Veja vídeo:

Anúncio