Secretário de saúde pode ser preso por descumprir ordem judicial, diz Marcelo Serafim

O vereador se refere ao caso de uma paciente idosa que obteve liminar que obrigava o Estado a realizar um procedimento de embolização cerebral

Manaus – O vereador Marcelo Serafim usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (11) para denunciar o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, por descumprimento de ordem judicial. Marcelo se referia ao caso da idosa Rosely Oliveira Alves da Fonseca, que obteve no último dia 24 de fevereiro uma liminar que obrigava o Estado a realizar, num prazo de sete dias, o procedimento de embolização cerebral no Hospital Universitário Francisca Mendes, zona norte, e atribuiu ao Estado, após esse prazo, multa diária de R$ 5 mil até o limite de dez dias-multa.

No entanto, o procedimento ainda não foi realizado e a paciente continua internada no hospital João Lúcio, na zona leste, há praticamente três meses, sem poder receber alta devido ao iminente risco de morte.

O vereador Marcelo Serafim (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo Marcelo Serafim, existem centenas de casos como este esperando dentro dos hospitais de Manaus e o governo do Estado não tem dado uma resposta minimamente positiva para esses casos.

“O secretário Tobias e o governador Wilson Lima não têm pudor, nem respeito com a população. Os pacientes precisam entrar na Justiça para ter o direito deles preservados e, infelizmente, a Defensoria Pública está de costas para os hospitais de Manaus e nada faz diante desses caos. O secretário deveria saber que o não cumprimento de decisões judiciais pode resultar em nova denúncia com posterior pedido de prisão contra ele e, certamente, isso não demorará a acontecer, pois a saúde do Estado chegou ao limite da incompetência, irresponsabilidade e falta de gestão”, conclui Marcelo Serafim.

Anúncio