Sob investigação, Israel Conte é exonerado do cargo na Semcom

A saída de Conte já era esperada após a divulgação do vídeo que mostra suposto caixa 2; CPI foi instalada para investigação

Manaus – Em meio a ‘CPI na Semcom’, que irá investigar suposto ‘Caixa 2’ na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Israel Conte Conte é exonerado do comando da pasta. O publicitário Jack Serafim deve assumir a Comunicação da Prefeitura de Manaus.

(Foto: Divulgação)

A saída de Conte já era esperada após a divulgação do vídeo que mostra um pagamento suspeito de dinheiro, em espécie, para um homem que se identifica como motorista do dono de um portal de notícias na capital. Nas imagens, gravadas dentro da Semcom, o homem utiliza um celular em uma das mãos para confirmar a entrega de uma sacola.

O Secretário compareceu à CMM para esclarecer denúncia sobre possível repasse de dinheiro em espécie, dentro do órgão. À CMM, Conte declarou se tratar de uma DeepFake (técnica usada em  imagens ou sons humanos baseada em inteligência artificial). Ele disse ainda que contratou a empresa por ter entendido haver um crime contra a sua honra.

O motorista Artur Catão, afirma que trabalhou no portal acusado de receber susposto ‘Caixa 2’, confirma ainda que o vídeo “Não é fake, é verdadeiro, não tem nada de inteligência artificial”. O homem disse que sofre ameaças após a repercussão do vídeo.

Até hoje não ficou esclarecido o motivo do suposto pagamento ao portal, nem detalhes sobre a produção do laudo que afirma se tratar de material fake. A exoneração de Conte foi publicada no Diário Municipal OFicial desta sexta-feira (5).

(Foto: Reprodução)

Israel Conte estava no cargo desde o início de 2022. O ex-secretário irá integrar o staff da campanha de reeleição do prefeito David Almeida (Avante).

O publicitário Jack Serafim, que desistiu de concorre à Prefeitura de Carauari, deve assumir ainda nesta sexta-feira (5), o comando da Semcom.