TCE fecha última sessão ordinária do ano com avaliação de 105 processos

Na ocasião, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, fez balanço administrativo do biênio 2018-2019

Manaus – O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) realizou nesta quarta-feira (11), a última sessão ordinária deste ano, com uma pauta contendo 105 processos. Na ocasião, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, fez balanço administrativo do biênio 2018-2019 e apresentou o conselheiro do tribunal Mário Melo, que tomará posse na presidência do TCE na segunda-feira (16).

O novo presidente eleito do tribunal, conselheiro Mário Melo, ressaltou que o trabalho da imprensa é fundamental para as atividades do TCE (Foto: Divulgação/TCE)

Durante conversa com jornalistas, Yara Lins falou sobre a importância do trabalho da imprensa no período em que esteva a frente da instituição. “É por meio desta divulgação que a população toma conhecimento que o Tribunal está melhorando muito mais. Quero agradecer e dizer que irei entregar a gestão ao conselheiro (Mário) Melo e, com certeza, ele fará uma gestão melhor do que eu já fiz porque, a nossa esperança, é que cada conselheiro, faça cada vez melhor para o tribunal e para a sociedade em geral”, disse.

Yara Lins assumirá a coordenação-geral da Escola de Contas Públicas do TCE a partir da próxima gestão.

Primeira mulher a presidir a Corte de Contas, a conselheira fez o balanço de sua gestão apresentado os avanços dentro de seis grandes temas: alta performance, organização, humanização, autenticidade, além da criatividade e inovação. Ao final, a presidente do TCE-AM foi elogiada por todos os conselheiros e auditores, além de aplaudida pelos servidores presentes.

Novo presidente

 O novo presidente eleito do tribunal, conselheiro Mário Melo, ressaltou que o trabalho da imprensa é fundamental para as atividades do TCE. “Para mim é uma responsabilidade muito grande”.

Questionado sobre como recebe a gestão do TCE, Mário Melo disse que a conselheira Yara Lins fez um excelente trabalho. “A máquina está pronta e funcionando com perfeição, a Yara (Lins) foi muito precisa em valorizar o ponto principal que é o ser humano. Ela prestigiou os técnicos, funcionários, as coisas estão redondas, ela tornou o principal em condições de funcionar”.

“É com muita satisfação que eu aproveito a oportunidade da realização da última sessão do ano de 2019 para agradecer aos conselheiros, auditores, procuradores e todos os servidores, em especial, a equipe de meu gabinete pela dedicação e o empenho pelo serviço prestado durante a minha gestão”, agradeceu a conselheira-presidente, Yara Lins dos Santos.

“Confesso que foge qualquer palavra que possa engrandecer o que foi feito pela conselheira-presidente, Yara Lins dos Santos, durante sua gestão na Corte Contas, o que posso afirmar é que terei grande responsabilidade de fazer sucessão de um trabalho feito de forma tão humana, amiga e cortês” disse o futuro presidente do TCE.

O órgão divulgou um Balanço Administrativo do biênio intitulado “Uma visão feminina” em que apresenta em sete grandes tópicos todas as realizações dos anos 2017-2019. Um dos destaque é fato do tribunal ter divulgado, em julho de 2019, uma lista com 90 órgãos estaduais e municipais inadimplentes com as Prestações de  Contas Mensais (PCM) referentes ao primeiro trimestre daquele ano. “É importante que as prestações mensais sejam entregues no prazo, pois demonstra à sociedade a transparência e responsabilidade do gestor público, bem  como o cuidado com o cumprimento das normas e com a coisa pública”, avalia a  conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos.

Para facilitar o acesso da sociedade às informações prestadas pelas câmaras municipais do Amazonas, o Ministério Público de Contas lançou, em maio de 2019, uma página em seu site destinada à transparência das Casas Legislativas e das Prefeituras do Amazonas. A ferramenta apresenta um ranking de todos os municípios amazonenses, indicando a posição que cada um ocupa, de acordo com dados coletados por meio do Portal da Transparência de cada município. A página tem atualização semestral. “O ranking apresenta uma evolução histórica da transparência na administração pública, possibilitando aos órgãos de controle e à sociedade, observarem as melhorias e os progressos alcançados, assim como as deficiências mantidas ou agravadas”, explicou a presidente do TCE.

Anúncio