UBS e sistema de abastecimento de água são inaugurados no Careiro Castanho

Inaugurações ocorreram neste sábado (30) e contaram com a presença do senador Eduardo Braga, autor de emendas ao Orçamento da União para o município

Manaus – O senador Eduardo Braga (MDB) participou, neste sábado (30), da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Amélia Bendaham Macedo, na Comunidade rural Tilheiro, no município Careiro Castanho (distante 118 quilômetro de Manaus). A obra foi construída com recursos da prefeitura e, também, com emendas ao Orçamento da União, de autoria do parlamentar, no valor de R$ 400 mil para aquisição de equipamentos hospitalares e medicamentos.

Acompanhado do prefeito do Careiro, Nathan Macena, prefeito de Manaquiri, Jair Souto e do deputado estadual Fausto Junior, Braga chegou a Comunidade Trilheiro e foi recebido pelos moradores do local. “Entre os nossos muitos pleitos, temos a revitalização dos ‘ramais do 14 e do 17’, importantes para o escoamento da produção, acabar com os atoleiros na BR-319 e licitar obras do seu trecho do meio. Também já acionamos a Funasa para garantirmos água potável para as comunidades distantes”, disse o senador.

A unidade de saúde foi entregue aos moradores do Tilheiro toda equipada com materiais hospitalares e medicamentos, além de um corpo técnico composto por médicos, enfermeiros e duas equipes especializadas em saúde ribeirinha. “Depois de muito esperar por saúde de qualidade, hoje (sábado, 30), com apoio do senador Eduardo Braga e outros parlamentares, conseguimos entregar essa UBS e homenagear Amélia Bendaham, mãe do presidente da Câmara, Euclides Bendaham”, disse o prefeito.

UBS foi entregue toda equipada com materiais hospitalares e medicamentos (Foto: Leonardo Farias/Ascom)

Água potável

Ainda no Careiro Castanho, o senador Eduardo Braga participou da inauguração do sistema de abastecimento de água potável na aldeia indígena do Juma 1. Com mais de 130 índios da etnia Mura, a comunidade fica distante 40 minutos da sede do município via fluvial e, a partir de agora, conta com água de qualidade. A obra foi construída pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em parceria com o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsei).

Na localidade, Braga lembrou que destinou emendas ao Orçamento da União para a construção de sistemas de abastecimento de água e esgotos sanitários para diversas comunidades rurais. De acordo com o parlamentar, a previsão é que os contratos sejam assinados pelas prefeituras e a Caixa Econômica ainda na primeira quinzena de dezembro. “É assim, com muito trabalho, que agradecemos o carinho do povo do Amazonas”, finalizou o senador.

Anúncio