Ainda dá tempo de perder peso até o natal? Especialistas respondem

Nutricionista e educador físico dão dicas de como perder aqueles quilinhos indesejados de forma saudável

Manaus – Com a proximidade das festas de Natal e Réveillon, cresce a busca por dietas e exercícios para perder peso. Apesar de ser possível se livrar de uns quilinhos, os especialistas afirmam que não há milagres e que qualquer dieta ou atividade física deve ser feita com orientação profissional.

A nutricionista Lívia Ribeiro, ressalta que, embora seja possível perder peso em um curto espaço de tempo, as pessoas não devem buscar soluções milagrosas. Segundo a especialista, evitar o sobrepeso é uma questão de saúde e previne doenças como a hipertensão e a diabetes. “A parte estética é uma consequência de um processo de mudança de hábitos, que deve ser contínuo”, destacou.

Segundo a nutricionista, a orientação é que as pessoas façam projeções realistas para a perda de peso. “Não adianta querer, por exemplo, perder 10 quilos em uma semana. Isso só vai ser prejudicial à saúde porque, provavelmente, para conseguir esse objetivo, a pessoa vai deixar de ingerir nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e que toda mudança requer tempo e determinação”, afirmou.

De acordo com a nutricionista, a reeducação alimentar é sempre a melhor opção. E isso deve ser feito com orientação de um profissional que vai avaliar tudo, levando em conta se a pessoa pratica atividade física, se dorme bem e como é a alimentação diária. “O nutricionista vai indicar os melhores alimentos para serem consumidos”, frisou.

(Foto: Divulgação)

De maneira geral, ela orienta para qualquer pessoa, independente de desejar perder peso ou não, ingerir bastante líquido, evitar produtos industrializados, comer proteínas e gorduras boas, frutas e legumes. “A prática de exercício é essencial e, aliado ao aumento da ingestão de água, fibras e proteínas, ajuda o corpo a desinchar, o que já é um bônus para quem quer aparecer mais magro nas festas de Natal e Réveillon”.

Dicas de exercícios

O educador físico e coordenador de academia, José Roggero destaca que algumas atividades físicas são excelentes para a perda de peso e, quando associadas a uma alimentação equilibrada, os resultados são excelentes.

Uma boa opção para quem deseja perder peso é a aula de corrida na esteira. O treino contribui para a melhora do condicionamento físico e para a perda calórica. Em uma aula de 50 minutos é possível perder até 700 calorias, dependendo da intensidade com que a atividade for desenvolvida.

José Roggero explica que os exercícios aeróbicos, como esteira e bicicleta, estão geralmente relacionados ao emagrecimento. Isso porque esse tipo de exercício é ótimo para o gasto calórico. A aula de corrida na esteira, também chamada de running class utiliza grandes grupamentos musculares, trabalhando o corpo como um todo. Cada dia há um treino diferente. “Durante o processo de perda de peso, é comum que haja também redução da massa muscular. Por isso, o ideal é incluir um programa de musculação”, orienta.

As aulas de HIT (High Intensity Interval Training) ou treino intervalado de alta intensidade é outra boa modalidade para perder calorias. A atividade consiste em alternar momentos de exercício de alta potência, em que o organismo trabalha próximo à sua capacidade máxima, com períodos curtos de baixa intensidade. Outros exercícios indicados são a bicicleta ergométrica (bike indoor) e crossfit.

Para quem não sabe qual atividade fazer, José Roggero orienta que a pessoa experimente diversas modalidades para verificar a que melhor se adequa a sua rotina.

Anúncio