AM tem quatro casos suspeitos de coronavírus, diz FVS

Os pacientes já estão em isolamento domiciliar e os estados de saúde é estáveis, segundo o boletim de Síndrome Respiratória Aguda Grave, divulgado nesta quinta-feira (5)

Manaus – Em dois meses, subiu para quatro o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas, de acordo com o boletim de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), divulgado pela Fundação em Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM), nesta quinta-feira (5). Um caso suspeito já foi descartado.

Os pacientes já estão em isolamento domiciliar e os estados de saúde são estáveis. Contando com o caso já descartado, os pacientes viajaram para os seguintes países: Emirados Árabes (um), França (dois) e Alemanha (dois), os quais já possuem casos confirmados da doença respiratória.

As amostras coletadas em Manaus, já foram encaminhadas, nesta segunda-feira (2), para o laboratório Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), para que seja feito o teste para o Covid-19. O hospital designado como centro de referência para atendimentos da doença foi o Hospital Dona Delphina Abidel Aziz, com protocolos e fluxos definidos.

Norte e Nordeste

Somente os estados do Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e Roraima não investigam relatos, apesar de já terem descartado suspeitas. Fora o Amazonas, Rondônia e Pará investigam um caso, porém o estado paraense já descartou quatro suspeitas.

Na região Nordeste, Piauí e Sergipe investigam um caso, enquanto a Paraíba quatro casos. Rio Grande do Norte e Alagoas possuem cinco casos suspeitos, já Pernambuco seis. Ceará é o segundo estado da região com mais casos suspeitos, com 14 e em primeiro, com 19 casos, é a Bahia.

As amostras coletadas em Manaus, já foram encaminhadas, nesta segunda-feira (2), para o laboratório Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA) (Foto: Josué Damacena/Divulgação)

Anúncio