São Paulo – A Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Infectologia divulgou nesta terça-feira (2) um manifesto endereçado à governantes e gestores públicos do governo federal, governos estaduais, distrito federal e municipais em que faz um apelo pedindo prioridade absoluta a vacinação no País, com a compra de vacinas aprovadas pela Anvisa e uma ampla divulgação das medidas de prevenção contra a Covid-19.
Diz o manifesto:
– Somente a imediata e ampla implantação das medidas preventivas e a vacinação ágil e em grande escala dos brasileiros poderão reduzir o caos e tragédia ainda maior do que vivemos hoje. A saúde é direito de todos e dever do Estado.
De acordo com a Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Infectologia, só a vacinação poderá conter os avanços da epidemia. O texto enumera os números alarmantes da pandemia no país, que contabiliza mais de 10 milhões de casos confirmados e mais de 250 mil mortos, o que representa 10% do total de mortes no mundo.
O manifesto lembra ainda que a maioria dos Estados e o Distrito Federal, enfrentam o pior momento da pandemia, “já com colapso do sistema de saúde em vários municípios do país”, e enumera as dramáticas consequências sociais e econômicas da pandemia.