Como lidar com a ansiedade durante o período de isolamento social?

O psiquiatra Luiz Henrique destaca algumas alternativas para te ajudar durante a quarentena

Manaus – O novo coronavírus se espalhou rápido pelo país e, com isso, muitas pessoas estão lidando com sentimentos de incerteza, insegurança e angústia. De repente, as pessoas se viram em um quadro de isolamento social, situação que pode agravar muito os níveis de ansiedade.

(Foto: Divulgação)

“Ninguém sabe ao certo como vai ser o dia de amanhã, tá tudo muito incerto, a sensação de insegurança tá muito grande, tudo aquilo que as pessoas tinham de garantido já não estão mais. A tendência das pessoas é se sentirem mesmo ‘ameaçadas’. Então, essa ansiedade é normal, a gente não considera algo patológico”, explica o psiquiatra Luiz Henrique.

O psiquiatra explica que, conforme o excesso de informações, orientações e decretos vão sendo divulgados, a pessoa que sofre com transtorno de ansiedade encontra mais dificuldade para controlar essa ansiedade, diante da situação de uma pandemia, que não afeta apenas a saúde, mas aspectos econômicos e sociais. Para o especialista,  é importante encontrar meios e estratégias para controlar a saúde mental e evitar transtornos psicológicos nesse período.

“Aos que estão em casa, o que a gente recomenda é que as pessoas não fiquem buscando muitas informações sobre isso, que tente se envolver no dia com uma boa leitura, com atividades recreativas em casa, fazer mais coisas agradáveis, jogar dominó, baralho, ouvir uma música, ficar no videogame, orar, meditar fazer coisas mais agradáveis no dia”, ressaltou Luiz.

A recomendação também vale para profissionais que não podem se ausentar do trabalho e estão na linha de frente contra a Covid-19. No momento em que estiverem em casa, é recomendado deixar de lado a sobrecarga de informações, para evitar a dificuldade de administração dos sentimentos, podendo assim, fugir da ansiedade.

Ficar isolado, pode ser complicado, mas para enfrentar o momento de distanciamento, uma das alternativas é marcar encontros online com amigos e parentes e, caso precise, busque um especialista.

“Se você está com uma ansiedade incontrolável, que você não aguenta, tá sofrendo muito, a recomendação também é procurar ajuda de especialista, hoje tem vários psiquiatras e psicólogos que estão fazendo atendimento via WhatsApp e videoconferência”, destacou o médico.