Covid-19: dois a cada três profissionais de saúde não foram testados, diz FGV

Profissionais de saúde do Norte e Nordeste tiveram menor acesso aos testes de Covid-19, de acordo com o estudo

Manaus – Dois a cada três profissionais de saúde disseram não ter acesso a testes para diagnosticar a Covid-19, de acordo com pesquisa do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta quinta-feira (30).

Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários online, que foram respondidos voluntariamente pelos profissionais da área, em todo o país. Foram contabilizados 2.138 participantes, com respostas entre os dias 15 de junho e 1º de julho de 2020.

(Foto: Divulgação)

Os profissionais de saúde do Norte e Nordeste tiveram menos acesso aos testes do novo coronavírus, em comparação com outras regiões: 39% e 31%, respectivamente, contra 54%, 32,3% e 41,8% nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O mesmo ocorre com o acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como as máscaras, fornecidos para o uso dentro do hospital ou local de trabalho: 1.066 profissionais de saúde dizem ter recebido, mas o índice é mais baixo no Norte (38,2%) e Nordeste (34,6%).

Sobre capacitação, um a cada três profissionais da saúde dizem ter recebido treinamento para atuar na linha de frente da Covid – no Norte e no Nordeste os índices também são menores, de 26% e 18,4%, respectivamente.