Manaus – As cores das frutas têm muito a dizer sobre os seus nutrientes e os benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista, Livia Ribeiro, incorporar frutas variadas e coloridas na dieta é uma maneira eficaz de garantir a ingestão de uma ampla gama de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, além de deixar as refeições mais saborosas.
Lívia Ribeiro explica que as frutas vermelhas, como morangos, framboesas, mirtilos e amoras, são ricas em antioxidantes, como antocianinas, flavonoides e vitamina C. Ela acrescenta que os antioxidantes presentes nessas frutas ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a saúde das células que revestem os vasos sanguíneos. Além disso, elas são ricas em fibras, que auxiliam na redução do colesterol LDL, conhecido como “mau” colesterol.
As frutas vermelhas são também uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Dentre elas, a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, promove a saúde da pele e auxilia na absorção de ferro. Fornece, ainda, vitaminas do complexo B, e também K, potássio e manganês.
As frutas amarelas, como a manga, abacaxi, mamão, maracujá, entre outros, também oferecem vários benefícios. O damasco e o melão, por exemplo, são ricos em carotenóides, incluindo a luteína e a zeaxantina. Esses compostos podem ajudar a reduzir o risco de degeneração ocular relacionada à idade e à catarata.
A banana e o maracujá são boas fontes de fibras. Esse composto auxilia na saúde digestiva, promovendo a regularidade intestinal e prevenindo problemas como a constipação. Além disso, as fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e a manter a sensação de saciedade.
Já as frutas verdes como maçã verde, pêra e kiwi são ótimas fontes vitamina K, vitamina C, ácido fólico e potássio. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na saúde óssea, imunidade, coagulação sanguínea, metabolismo e função muscular.
As frutas laranjas possuem vitamina A, que é vital para a saúde ocular e do sistema imunológico. Além disso, fortalecem o sistema imunológico, promovem a cicatrização de feridas e tem fibras, que ajudam na digestão e manutenção da saúde intestinal.