Exames de tomografia estão parados no João Lúcio; Susam não tem previsão de retorno

Pacientes denunciaram que o aparelho que realiza o exame está danificado. Susam informou que o aparelho esta sendo consertado, mas não tem previsão de quando voltará a realizar tomografias

Manaus – Pacientes do Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado reclamam da falta de equipamentos para a realização de exames de tomografia. Segundo eles, o aparelho de tomografia está quebrado e os pacientes estão sem esse tipo de exame há quatro dias. A Secretaria do Estado de Saúde (Susam) informou que o aparelho já esta sendo consertado, mas que não tem previsão de quando voltará a realizar tomografias.

A dona de casa Maria do Socorro, 66, contou que seu irmão, Valter Ailton de Araújo Ramos, de 49 anos, esteve internado no hospital após ser agredido durante um assalto, na manhã desta sexta-feira (18), a caminho do trabalho. Segundo a dona de casa, os funcionários do hospital disseram a eles que o aparelho de tomografia está quebrado e sem previsão de conserto.

Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado é um dos maiores do Estado (Foto: Reinaldo Okita/Arquivo)

Maria disse, ainda, que os funcionários tentaram realizar a transferência de Valter para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas o procedimento não foi bem-sucedido por conta do calor.

“Eles até que tentaram transferir ele para o ‘28 de Agosto’ e colocaram o Valter dentro da ambulância, mas como estava muito quente, ele passou mal e eles tiveram que parar o que estavam fazendo e deixar ele no ‘João Lúcio’ mesmo. Vamos esperar para ver como será à noite, quando o clima esfriar”, explicou.

Outro paciente prejudicado pela falta do aparelho é Jhimes Wille da Silva Oliveira, de 29 anos, que sofreu um acidente no município de Codajás e que por conta de seu estado de saúde, teve que ser transferido ao Pronto-Socorro Dr. João Lúcio. De acordo com familiares de Jhimes, recepcionistas e médicos informaram que não poderiam realizar a tomografia.

“Como que um hospital que atende só problemas como esse, e é especifico para isso, tem um aparelho tão importante quebrado. Tinha muita gente na fila de espera reclamando. Ele passou somente um exame de raios-x, um remédio e mandou para casa. Como pode uma coisa dessas?”, contou a professora Leila Almeida, irmã de Jhimes.

Em nota, a Susam confirmou a informação de que o aparelho de tomografia parou de funcionar na semana passada, mas ressaltou que a empresa que faz manutenção do equipamento já esta consertando o aparelho, mas não deu prazo para o retorno do procedimento.

O órgão informou, ainda, que os pacientes internados no pronto-socorro que precisam do exame de tomografia estão sendo levados para outras unidades da rede, onde o exame está disponível. Segundo a Susam, o exame é realizado e o paciente retorna para o pronto-socorro para continuidade do tratamento.

Anúncio