Excesso de doce pode afetar o seu organismo

Especialista faz alerta para o consumo frequente de alimentos com açúcar

Manaus – Você já parou para analisar como o açúcar está em quase tudo que você come? Até mesmo nos alimentos que você nunca esperaria, como frutas e certos tipos de legumes. Pois bem, o problema é que a ingestão de açúcar em excesso pode trazer grandes problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

Foto: Divulgação / F5 Assessoria)

O consumo excessivo pode ainda causar o aumento de peso e gordura no fígado. Se você tem essa vontade de comer doce o tempo todo, pode ser um sinal de que a sua flora intestinal está com mais bactérias negativas do que positivas.

Nós temos as duas bactérias no nosso intestino e quando aumenta a população das bactérias ruins em relação à população das bactérias boas, pode causar esse sintoma de vontade de comer doce o tempo todo, o dia inteiro, sem horário específico. Por isso, a importância de cuidar do nosso intestino.

Mas afinal, qual o consumo aceitável de açúcar?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o consumo de açúcar diário, no Brasil, representa uma média de 18 colheres de chá de açúcar (cerca de 80g) por dia. Isso corresponde a um total 50% maior que o limite de consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 12g/dia.

Por isso, especialistas recomendam que as pessoas façam escolhas saudáveis para sua alimentação, preferindo alimentos ricos em fibras, proteínas e vegetais frescos. Além disso, pratique exercícios físicos e consulte um profissional da saúde para manter seu check-up sempre em dia.

De acordo com Verônica Petry, nutricionista, tudo depende de como você coloca a sua alimentação em equilíbrio. “É por isso que é importante manter na sua alimentação um equilíbrio. Não precisa excluir o doce da sua vida, porque você precisa de um equilíbrio para que o seu sistema imunológico consiga trabalhar nesse momento tão crítico. Portanto, lembre-se de consumir uma boa quantidade de água, frutas, verduras e legumes, de forma que essas ações se tornem frequentes no seu dia a dia, e lembrando que um doce de vez em quando não faz mal, mas sempre tomando cuidado que esse doce não fique de forma diária na sua vida”, destaca.

Riscos do excesso de açúcar

Quando você corta seu dedo, ele fica vermelho e inchado – essa é a resposta inflamatória padrão do seu corpo. Mas uma inflamação crônica ou um sangramento que não cessa rápido como antes podem ser um sinal de que sua alimentação tenha mais açúcar do que deveria.

Anúncio