Febre maculosa: ‘censo’ de capivaras é realizado em parques de Campinas

Objetivo do poder municipal é identificar o número de machos, fêmeas e filhotes para realizar a castração dos animais no futuro

São Paulo – A Prefeitura de Campinas começou nesta quarta-feira (21) um inventário da população de capivaras de três parques públicos da cidade, que atualmente vive um surto de febre maculosa.

(Foto: wirestock / Freepik)

Agentes da SVDS (Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) iniciarão o “censo” pelo Parque das Águas e, em seguida, visitarão o Parque Ecológico Hermógenes e o Parque Ecológico Monshenhor Emílio José Salim.

“O trabalho permitirá inventariar as capivaras nos parques públicos identificando o número de grupos fêmeas, filhotes e machos – incluindo os machos dominantes (um por grupo) e solitários (satélites, que ficam próximos ao grupo)”, comentou a Prefeitura de Campinas.

O objetivo do poder público municipal é abrir um processo licitatório para a castração dos roedores, conhecidos por serem um dos maiores hospedeiros da bactéria que causa a febre maculosa.

A doença é transmitida para seres humanos por meio do carrapato-estrela, que por sua vez tem contato com a bactéria após parasitar um animal já infectado. Além de capivaras, cavalos e bois também podem ser hospedeiros da bactéria.

Em nota, a Prefeitura de Campinas comentou que, no futuro, todas as capivaras receberão microchips e uma marcação que indique a castração.