São Paulo – A Prefeitura de Campinas começou nesta quarta-feira (21) um inventário da população de capivaras de três parques públicos da cidade, que atualmente vive um surto de febre maculosa.
Agentes da SVDS (Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) iniciarão o “censo” pelo Parque das Águas e, em seguida, visitarão o Parque Ecológico Hermógenes e o Parque Ecológico Monshenhor Emílio José Salim.
“O trabalho permitirá inventariar as capivaras nos parques públicos identificando o número de grupos fêmeas, filhotes e machos – incluindo os machos dominantes (um por grupo) e solitários (satélites, que ficam próximos ao grupo)”, comentou a Prefeitura de Campinas.
O objetivo do poder público municipal é abrir um processo licitatório para a castração dos roedores, conhecidos por serem um dos maiores hospedeiros da bactéria que causa a febre maculosa.
A doença é transmitida para seres humanos por meio do carrapato-estrela, que por sua vez tem contato com a bactéria após parasitar um animal já infectado. Além de capivaras, cavalos e bois também podem ser hospedeiros da bactéria.
Em nota, a Prefeitura de Campinas comentou que, no futuro, todas as capivaras receberão microchips e uma marcação que indique a castração.