Governo anuncia que Brasil receberá vacinas atualizadas contra a Covid-19

Ethel Maciel afirmou em rede social que Ministério da Saúde também vai receber 40 milhões de testes rápidos em março

Brasília- A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, anunciou em uma rede social nesta terça-feira (27) que o Brasil vai receber em março vacinas atualizadas contra a Covid-19. “Fizemos a compra de forma emergencial, o que fez com que a entrega fosse mais rápida dentro do nosso contexto, com o processo aberto desde 2023”, disse.

(Foto: Reprodução X)

De acordo com a secretária, a situação da Covid-19 no país vem sendo atualizada semanalmente, “com recomendações e dados do cenário atual, das vacinas e das variantes em informes,” disse Ethel.

Ethel Maciel anunciou que o Ministério da Saúde recebeu mais testes rápidos nesta semana, e vai receber outros 40 milhões de testes em março. “Mas temos muitos testes de PCR e esse meio de testagem é importante para a Vigilância, pois podemos sequenciar a partir dessas amostras e observar a presença das variantes no país,” afirmou.

Em 2024, 1,3 mil pessoas morreram de Covid-19 no Brasil. O número é quase nove vezes maior do que as mortes provocadas pela dengue no mesmo período. Segundo infectologistas, esse alto número pode estar ligado à baixa cobertura vacinal contra a doença nos últimos meses. No caso da quinta dose, houve menos de 20% de cobertura vacinal para crianças e idosos.

A Organização Mundial de Saúde decretou em 6 de maio de 2023 o fim da emergência global para a Covid-19. Médicos e especialistas alertaram que a doença ainda representa riscos e pedem a manutenção dos cuidados.

Anúncio