Manaus – Uma órtese pneumática (luva pneumática), está sendo utilizada para auxiliar na reabilitação de pacientes neurológicos com sequelas motoras, especialmente aqueles que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) e possuem hemiplegia ou hemiparesia.

(Foto: Julia Maia/FUnATI)
De acordo com o fisioterapeuta Adriano Queiroz, a órtese pneumática tem como principal objetivo emitir um estímulo mecânico do paciente para conseguir reabilitar e efetuar os movimentos que foram afetados pela sequela.

Adriano Queiroz (Foto: Julia Maia/FUnATI)
“Ela é uma aliada essencial para pacientes que perderam o movimento ou têm mobilidade reduzida nas mãos. Para aqueles com hemiparesia, a luva ajuda a estimular e aumentar a força muscular, conforme a modulação aplicada. Temos tido ótimos resultados com ela, pacientes com grande avanço e percepção de movimentos”, explica Adriano.
Durante a demonstração do novo equipamento, Adriano mostrou a facilidade de instalação e operação da luva. “O paciente pode manter a mão relaxada enquanto a luva realiza os movimentos de fechamento e abertura. Dependendo do grau de força residual do paciente, podemos potencializar essa força através do uso da luva, o que é fundamental para a recuperação da funcionalidade”, completa.
Reabilitação
O paciente Claudemir Alves, 64 anos, teve um AVC e começou o tratamento no setor de fisioterapia da Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, vinculada à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Paciente Claudemir Alves (Foto: Julia Maia/FUnATI)
“Eu venho na fisioterapia todas as terças e quintas. Quando uso a luva, sinto minhas mãos leves e consigo realizar atividades simples, como abrir uma porta, com mais facilidade. É como se eu tivesse recuperado a força das minhas mãos”, relata Claudemir.