Ministra da Saúde anuncia ampliação da vacina contra Dengue a partir de 6 anos

Nísia Trindade ainda deixou em aberto a possibilidade de aumentar a faixa etária, como acima de 4 e abaixo de 60 anos

Brasília – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou via redes sociais nesta quinta-feira (18) a ampliação da vacina da Dengue na rede pública diante da possibilidade de vencimento dos imunizantes em determinados municípios. Agora, crianças e jovens de 6 a 16 anos podem receber a primeira dose. Anteriormente, o imunizante estava liberado para crianças de 10 a 14 anos.

(Foto: Divulgação / Semcom)

“Estamos ampliando, de forma temporária, a faixa etária para as vacinas da dengue que vencem no dia 30 de abril nos municípios que estejam com risco de perdê-las. Em um primeiro momento, orientamos que elas sejam estendidas às crianças e jovens de 6 a 16 anos”, escreveu Nísia.

A ministra da Saúde ainda deixou em aberto a possibilidade de ampliação da vacina para outras faixas etárias, como acima de 4 anos e abaixo de 60 anos. “Em último caso, elas podem ser ampliadas para todas as pessoas para as quais a Anvisa aprovou a vacina: na faixa etária entre 4 e menos de 60 anos. A segunda dose estará garantida para todos que se vacinarem”, acrescentou.

A medida foi tomada pelo governo diante do risco de vencimento de imunizantes. O governo do Distrito Federal, por exemplo, deve aplicar neste mês de abril 8 mil doses da vacina que estão com a data de validade próxima ao vencimento. “Nosso principal objetivo até o dia 30 de abril é garantir a aplicação de 8 mil doses de vacina que estão próximas ao vencimento”, afirmou a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, ao R7.

blank

Anúncio