Mito ou verdade: roupas apertadas têm influência no surgimento de varizes?

Especialista esclarece questões sobre o tratamento de varizes e sobre o uso de roupas apertadas

Manaus – Assim como em outras áreas da medicina, há diversas questões que precisam ser esclarecidas sobre o tratamento de varizes para que o público seja informado com clareza sobre o assunto. Uma delas é sobre o uso de roupas apertadas. Pensando nisso, a Dra Gabriela Bernhardt, médica angiologista, esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto.

A especialista afirma que a ideia de que roupas mais apertadas provocam varizes não passa de mito. “Há quem acredite que roupas mais justas influenciam no surgimento das veias varicosas, mas isso não é verdade. Seria preciso peças muito apertadas, como cintas, usadas diariamente nas pernas, para que isso acontecesse”, pontua a médica, lembrando que calças não provocam essa resposta.

Assim como em outras áreas da medicina, há diversas questões que precisam ser esclarecidas sobre o tratamento de varizes para que o público seja informado com clareza sobre o assunto (Foto: Divulgação)

A genética é o fator mais comum para o aparecimento das varizes, atingindo aqueles que já possuem familiares com quadro da doença. Entretanto, há outros fatores que podem contribuir para o surgimento delas, deixando assim outros grupos expostos.

“Alguns fatores podem contribuir para o surgimento das varizes, como idade acima de 40 anos, sedentarismo, menopausa, gestação, uso de anticoncepcional e ficar muito em pé ou sentado”, afirma Dra Gabriela.

A médica lembra da importância de consultar um profissional antes de escolher um procedimento para tratar as varizes. “É preciso que o médico angiologista avalie qual o procedimento se enquadra melhor para o caso de cada paciente, passando por um mapeamento venoso detalhado”, finaliza a especialista. Saiba mais no site CT Varizes.

Anúncio