Novo teste detecta câncer de próstata por meio da urina em alguns minutos

Cientistas desenvolveram o teste que utiliza Inteligência Artificial e um biossensor capaz de identificar o câncer de próstata em apenas 20 minutos

Manaus – Infelizmente o câncer de próstata tem um índice elevado de morte. Um dos principais motivos para os números serem tão altos é o diagnóstico tardio da doença – ainda há um certo bloqueio e preconceito entre alguns homens sobre a prevenção. E a boa notícia é que isso pode mudar em poucos anos.

O teste ainda passará por outras etapas de avaliação. (Foto: Freepik)

De acordo com o site Good News Networkcientistas coreanos desenvolveram um teste que utiliza Inteligência Artificial e um biossensor ultrassensível capaz de identificar o câncer de próstata em apenas 20 minutos. O exame é feito pela urina e tem uma taxa de precisão de 99%.

Leia mais: OMS: câncer de mama supera o de pulmão e se torna o mais comum

O teste foi projetado no Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia e liderado pelo cientista-chefe Dr. Kwan Hyi Lee. O biossensor do teste fica em uma tira, muito parecida com aquelas utilizadas em exames de gravidez. Após recolher a urina, a Inteligência Artificial presente no exame usa um algoritmo para determinar se há ou não o câncer de próstata.

Para o Dr. Kwan, esse teste evitará uma série de procedimentos, muitas vezes invasivos, que o paciente precisa passar para diagnosticar o câncer. Devido a alta precisão do exame urina, não será mais necessário a realização de biopsias.

Os custos médicos também reduzirão, assim como a fadiga de todo esse processo. O teste ainda passará por outras etapas de avaliação

Anúncio