O início da prática da caminhada requer alguns cuidados

O Ministério da Saúde (MS) disponibilizou em seu site o seguinte cronograma para quem quer iniciar a prática

Manaus – A caminhada é sempre uma das primeiras opções para quem quer iniciar um esporte e uma atividade física. Dentre os fatores que fazem crescer cada vez mais o número de adeptos está a facilidade de acesso à prática, visto que pode ser realizada em qualquer lugar; os ótimos resultados, como perda de peso e melhor condicionamento físico; e o fato de ser um exercício que não exige recursos financeiros e nem experiência.

O Ministério da Saúde (MS) disponibilizou em seu site o seguinte cronograma para quem quer iniciar a prática. No início da rotina, a caminhada pode ser feita três vezes por semana, com uma duração de pelo menos 30 minutos. Ao passar do tempo, essa periodicidade e duração vão aumentando, até chegarem a cinco vezes por semana, com pelo menos 50 minutos de duração.

De acordo com a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti, a prática da caminhada vai além de um exercício e pode ser considerada também um tratamento para os pacientes de doenças vasculares, como varizes e obstruções arteriais.

“O início das atividades deve sempre ser acompanhada por um especialista, que vai avaliar o quadro em que se encontra quem vai começar a prática. Mas de uma forma geral, esse exercício só traz benefícios. Por ser de baixo impacto, não é comum o registro de lesões, por exemplo”, afirmou.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados por quem vai iniciar as atividades. Detalhes como a escolha do tênis, das roupas e de todos os acessórios para a prática devem levar sempre em conta a qualidade, durabilidade e funcionalidade do produto. Confira algumas dicas:

  • Como estamos em um local de calor intenso durante todas as épocas do ano, o ideal é a utilização de roupas com proteção solar. Na Centauro, o esportista pode encontrar Camisa térmica manga longa Adams – masculina, por R$ 44,90;
  • A escolha do tênis requer uma atenção ainda mais especial,  pois o calçado absorve todo o impacto da caminhada e se for inadequado, pode causar sérias consequências. Na Adidas Originals, a opção é o tênis Solar Glide;
  • Os cuidados com a pele também não podem ser deixados de lado, independente do horário em que a caminhada seja realizada. Para o corpo, a dica é o Protetor solar corporal FPS 30, da linha ‘Cuide-Se Bem’, d’O Boticário. O produto está disponível por R$ 44,90.