Odontólogos adotam rotinas novas e rígidas durante pandemia

Consultórios e clínicas odontológicas de Manaus têm medidas mais rigorosas por conta da pandemia do coronavírus

Manaus – Consultórios e clínicas odontológicas têm reformulado os atendimentos de pacientes, com medidas mais rigorosas por conta da pandemia do coronavírus. Mesmo que em algumas regiões tenha diminuído o número de casos e a chegada de vários imunizantes aumente a esperança da diminuição da Covid-19, esses protocolos devem continuar nesses ambientes. A orientação é do dentista e diretor da Clínica Odontológica Ortofácil, Jairo Menezes.

Para ele, o coronavírus é uma doença nova e com muitas restrições, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Por essa razão, vários protocolos foram adotados para os atendimentos, desde as mensagens via Whatsapp, onde são tratadas questões para facilitar o atendimento na consulta presencial, até a ida à consulta, sem acompanhante (com exceção para crianças e adolescentes que tendem a estar um responsável).

Medidas de prevenção

Ao chegar à clínica, na parte externa da recepção há um tapete com uma solução anti bacteriana para que o cliente faça a limpeza dos sapatos. No interior da clínica é feita a aferição da temperatura e da oxigenação do paciente, além da colocação de propés (proteção para calçados).

Funcionários e dentistas do estabelecimento estão equipados com macacões epidemiológicos, máscaras N95 e aventais descartáveis. As salas são limpas e desinfectadas a cada troca de pacientes, e os materiais são descartáveis ou esterilizados. “A clínica é submetida a uma desinfecção, por uma empresa especializada em sanitização, a cada mês, a qual expede certificações pelos serviços, ampliando a segurança dos profissionais e pacientes”, explicou Jairo Menezes.

Para o dentista a prevenção é a maneira mais correta de controlar a pandemia, seguindo as práticas básicas como o uso de álcool em gel ou na forma líquida, em todas as dependências da clínica. Outra medida é manter o mínimo de pacientes na sala de espera, evitando aglomerações e aumentando as consultas com horários pré-agendados.

Cautela

O especialista odontológico revelou que durante a pandemia muitos pacientes tiveram receio de continuar com as manutenções ortodônticas, que requerem visitas presenciais para atualizações. Com as medidas tomadas, o retorno tem sido gradual ao consultório.

De acordo com Jairo Menezes, com a pandemia ficou ainda mais cautelosa e preocupante a forma de abordar e cuidar do paciente. Para ele é muito mais difícil cuidar de uma doença viral do que de uma doença bacteriana. Jairo prevê que as recomendações sanitárias adotadas com mais rigor permanecerão e farão parte da nova rotina dos consultórios.

A Clínica odontológica Ortofácil está localizada na Rua Ipixuna, nº 313, no bairro Centro, zona sul de Manaus. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 32333595/ 992008110/ 991425224.

Anúncio