Pontos de testagem em Manaus realizaram 56 mil testes de Covid-19

Do total de exames, 51,5% tiveram resultado positivo

Manaus – As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros Municipais de Testagem para Covid-19 realizaram 56.923 testes rápidos de antígeno para Covid-19, entre o período de 3 a 20 de janeiro, de acordo com balanço parcial divulgado nesta sexta-feira (21). Do total de exames realizados, 51,5% tiveram resultado positivo, o que corresponde a 29.346 pessoas diagnosticadas com a doença.

Os dados referem-se a informações de produção das UBSs no período de 3 a 20 de janeiro e ao total de exames realizados nos dois espaços descentralizados de testagem desde que as unidades entraram em operação: a do Studio 5 Centro de Convenções, no Japiim, na zona Sul, no dia 12, e do Centro de Convenções Vasco Vasques, em Flores, zona Centro-Sul.

Dos testes notificados até o momento, 25,5 mil foram realizados no Studio 5. Outros 24,7 mil foram coletados nas unidades de saúde da rede básica municipal onde o serviço é oferecido e em pontos de coleta temporários. E 6,6 mil foram feitos no Centro de Convenções Vasco Vasques.

As unidades com maior número de testes processados foram as do Distrito de Saúde (Disa) Norte, onde foram feitos 7,9 mil exames, seguidas das do Disa Oeste (6,6 mil testes) e Leste (6,4 mil). Nas unidades do Disa Sul foram realizados 1,6 mil testes e nas do Disa Rural, 524. Os números não incluem a produção dos centros de testagem. Os locais com oferta de testes para Covid-19 podem ser consultados clicando aqui.

A expectativa dos especialistas é que os casos de Covid-19 comecem a diminuir no mês de fevereiro e até lá, a recomendação é que todos os cuidados para a prevenção das síndromes respiratórias sejam reforçados e que todos completem seu esquema vacinal.

Anúncio