Pré-natal odontológico pode ajudar a manter a saúde de mães e bebês

O acompanhamento profissional adequado ajuda a evitar complicações de diversas ordens

Manaus – Os cuidados com a saúde bucal são indispensáveis durante todas as etapas da vida. Ao longo da gestação, o pré-natal odontológico é requisito fundamental para a qualidade de vida das mães e o desenvolvimento saudável dos bebês.

(Foto: Divulgação)

De acordo com a cirurgiã-dentista, Caroline Cavalcante, o acompanhamento profissional adequado ajuda a evitar complicações de diversas ordens, a exemplo de partos prematuros.

“Na gravidez, podem ocorrer alterações no ph da saliva capazes de gerar patologias associadas, como cáries, gengivites e periodontites. Por isso, além de manter uma higiene adequada, as consultas pré-natais precisam ser realizadas trimestralmente. Dessa forma, torna-se possível agir preventivamente e identificar, em tempo hábil, problemas na região oral”, orienta.

Conforme Cavalcante, a assistência precoce reduz eventuais necessidades de intervenções mais invasivas. “Se você identificar dores no dente, hipersensibilidades, inflamações ou sangramentos na gengiva é preciso buscar um cirurgião-dentista para que o problema não se agrave e não demande procedimentos cirúrgicos, como extrações e canais, que devem ser evitados ao máximo durante a gestação”, alerta.

Dia Mundial da Saúde Bucal

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários.

Nesse cenário, Caroline Cavalcante compartilha dicas que devem ser adotadas durante todo o ano. “Escove os dentes após as refeições, use o fio dental e escove a língua para evitar o acúmulo de saburra lingual, causa recorrente de mau hálito. Além disso, mantenha uma rotina de consultas regulares”, ressalta.

Anúncio