Manaus – Um segundo alerta foi emitido nesta sexta-feira (03), às Secretarias Municipais de Saúde para intensificação das ações de saúde, em especial orientações para o trabalhador. As recomendações incluem o alerta para identificar os riscos à saúde presentes no ambiente de trabalho, como também identificar os grupos ocupacionais expostos a maior risco neste período de extremo calor.
Entre as ações e cuidados que devem ser adotadas, incluem desenvolver ações de capacitação e treinamento das equipes de saúde, tanto da vigilância quanto da assistência, para atenção à saúde dos trabalhadores e seus agravos.
O documento recomenda, também, que serviços a céu aberto ou ao ar livre sejam realizados de preferência em turnos com menor incidência solar, sem prejuízo da jornada de trabalho, na impossibilidade inserir pausas intrajornadas, como também o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) do tipo: vestimentas leves; com braços, antebraços e pernas cobertos por tecidos adequados à temperatura elevada.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a atenção para a prevenção e monitoramento das doenças diarreicas agudas. Apenas no mês de outubro, o Governo distribuiu mais de 1 milhão de frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, usado no tratamento da água.
“A FVS reforçou o envio do hipoclorito junto às secretarias municipais de saúde, que são responsáveis pela distribuição em seu território, para que alcancem ainda mais pessoas que necessitam fazer o tratamento da água”, explica a diretora.
o As orientações constam na Nota Informativa nº 23/2023 atualizada, disponível no site da FVS-RCP (https://abre.ai/ha6a).