PREVENÇÃO: saúde alerta sobre perigos do uso de pomadas para o cabelo

Alerta sobre perigos do uso acontece após ocorrências em outros Estados

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta a população de Manaus sobre os perigos da utilização de pomadas para modelar, fixar e trançar o cabelo, depois que reações adversas envolvendo o produto foram registradas em outros Estados brasileiros no fim do ano passado.

(Foto: Divulgação / Semsa)

“Embora não tenhamos recebido notificações relacionadas a pomadas modeladoras nesse período, a Prefeitura de Manaus acompanha atentamente a situação, a fim de evitar que os cidadãos sejam expostos a riscos decorrentes da utilização desses produtos”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Para ajudar no trabalho de prevenção, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou em seu portal uma lista com todas as pomadas modeladoras aprovadas para consumo e utilização. “É muito importante que tanto o público consumidor quanto os profissionais de estética, confiram se aquela pomada está na lista, porque produtos sem registro ou que tiveram a comercialização proibida podem ocasionar diversas complicações de saúde”, alerta o diretor.

Entre as reações registradas nas ocorrências recentes, estão irritação nos olhos, alergia, queimação ocular e até cegueira temporária. Um número significativo de casos foi considerado grave, demandando assistência médica imediata para evitar mais lesões.

Operação ‘Cabelo Seguro’

Não é a primeira vez que as pomadas modeladoras para o cabelo requerem atenção especial devido a reações adversas. Em fevereiro de 2023, a Visa Manaus realizou a operação “Cabelo Seguro”, que fiscalizou o comércio e o uso das pomadas na capital amazonense, após a Anvisa determinar temporariamente a suspensão do produto em todo o País.

Nos meses seguintes, a Agência conduziu investigações em todas as marcas disponíveis no mercado, a fim de determinar quais delas estariam aptas para o consumo. Novos produtos em condições irregulares, porém podem eventualmente chegar às lojas de cosméticos e salões de beleza, exigindo atenção especial do público e dos profissionais.

Recomendações da Anvisa

Consumidor

– Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.

– Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre se lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.

– Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.

– Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.

– Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://bit.ly/48pwWZO  ou pelo e_Notvisa https://bit.ly/4aMSBwI

Profissionais, salões e comércio em geral

– Utilize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.

– O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.

– Comercialize apenas produtos da Lista de Pomadas Autorizadas.

– Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Confira a lista das pomadas autorizadas pela Anvisa em https://bit.ly/3vptwHX

Para mais informações, acesse o portal da Anvisa em https://www.gov.br/anvisa/pt-br

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].

Anúncio